TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Softer Livre

Trabalho Escolar: Softer Livre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Software Livre

Curso: GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INOFORMAÇÃO

Professor: SILVANA MADEIRA ALVES DAL BO

Nome do aluno: ELISEU BIEGELMEIER

Data: 24/02/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 - (4,0 pontos)

Realize uma pesquisa na internet sobre os assuntos a seguir:

* Software de código aberto para servidores Web;

R: software de servidor Web inclui uma série de ferramentas e programas complexos que se juntam para criar e gerenciar um servidor web. Estas ferramentas vão desde protocolos de linguagem de programação para programas de protocolo de transferência de arquivos , que permitem que os programadores para personalizar seus servidores Web e proporcionar experiências únicas para seus usuários a partir de cada uma de suas páginas web. Software de Servidor Web.

Síntese:

Código Aberto para servidores de Web:

As máquinas que fornecem serviços (como os servidores Web ou servidores de FTP) para outras máquinas são os servidores.

Quando você se conecta ao site da Globo.com para ler uma página, a Globo está fornecendo uma máquina (provavelmente um aglomerado de máquinas muito grandes) para uso na Internet com o objetivo de atender a sua solicitação. A Globo está fornecendo um servidor.

Qualquer máquina servidora disponibiliza seus serviços para internet usando portas numeradas, uma para cada serviço disponível naquele servidor.Baseando-se nisso foi possível perceber que existem vários servidores Web disponíveis no mercado, alguns livres e outros com licença paga. Ficou claro também que os servidores Web estão em constante evolução já que está sempre surgindo novas opções de interatividade entre clientes e servidores.

Por fim foi possível perceber que com a evolução da Web está havendo uma exigência maior de desempenho de servidores.

* Software de código aberto para servidores FTP;

R: Quase todos os servidores devem incluir um programa ( File Transfer Protocol) FTP. Assim como ocorre com as linguagens de programação , existem vários tipos de programas de FTP. A principal utilização de um programa de FTP é transferir com segurança arquivos de um computador para outro. Programadores carregar informações de seus computadores aos servidores dedicados - e vice-versa - o uso de aplicativos de FTP

Síntese:

servidores FTP:

O protocolo FTP (File Transfer Protocol) é um serviço padrão da Internet que possibilita a transferência de arquivos entre computadores. Por meio dele, usuários podem obter ou enviar arquivos para outros computadores da internet. O FTP permite o estabelecimento de uma conexão limitada entre o cliente FTP (que geralmente é um computador local) e o servidor FTP que é um equipamento remoto. O uso mais comum de servidores FTP é para armazenar e disponibilizar na Internet arquivos e programas que podem ser acessados e baixados por diversos usuários. O principal objetivo desta pesquisa é aumentar o conhecimento a respeito de FTP e servidores FTP para passar este conhecimento adquirido, adiante. A pesquisa será iniciada e desenvolvida realizando um estudo bibliográfico de obras que abordam os temas de FTP e Servidores FTP fornecendo logo após, exemplos para facilitação do entendimento dos assuntos abordados.

* Software de código aberto para servidores E-mail;

Se você possui um nome de domínio e configurar contas de e-mail, você pode gerenciar o seu próprio servidor de e-mail. Isso lhe dá a capacidade de monitorar e gerenciar aplicativos de e-mail e solucionar problemas de recepção e entrega. Embora executando seu próprio e-mail servidor dá poder sobre todos os aspectos do seu e-mail, você estará vulnerável a muitos problemas técnicos se você não usar ferramentas que monitoram e proteger seus dados.

SINTESE:

Servidor de e-mail

Cliente de e-mail é qualquer programa apto a conectar a um servidor de e-mail e entender seu protocolo para que possa realizar a troca de informações com o mesmo, devido a isso foram criadas as padronizações de protocolos de e-mail, para que se possam criar clientes e servidores compatíveis com os padrões especificados.

Um cliente de e-mail é conhecido como MUA (Mail User Agent – Agente Usuário de E-mail), existem inúmeros clientes de e-mail atualmente no mercado que oferecem desde a simples troca de emails até filtros de mensagem, filtros anti-spam, dentre inúmeras outras ferramentas de organização e indexação das mensagens e ajuda ao usuário.

Essa pesquisa deve ser feita de acordo com os seguintes passos:

 Para cada assunto, selecione um texto/artigo que trate desse assunto, em seguida, faça a leitura dos mesmos e apresente uma síntese de, no mínimo 10 linhas, sobre cada um deles;

 Em cada uma dessas sínteses, apresente, no início da mesma, o título do texto/artigo a que ela se refere e a referência desse último (o endereço eletrônico em que o mesmo encontra-se disponível e, se houver, quem assina esse texto/artigo);

 Essas sínteses juntas devem identificar as principais características das ferramentas (softwares de códigos abertos) atualmente utilizadas nas organizações e a interação entre as soluções pesquisadas.

Observação: Procure realizar essa pesquisa através das ferramentas de busca citadas a seguir, mas lembramos que você tem autonomia para fazer as pesquisas em outras fontes.

- http://www.google.com.br

- http://br.altavista.com/

- http://br.yahoo.com/

- http://www.achei.com.br/

Questão 2 - (3,0 pontos)

Em relação aos itens pesquisados na questão anterior, elabore um texto de 10 a 15 linhas sobre um estudo de caso (empresa pública e/ou privada) envolvendo um processo de migração (de software proprietário para software de código aberto) entre estes tipos de servidores. Informe as referências bibliográficas na parte final de seu texto, sendo que as mesmas, não serão contabilizadas no cálculo da quantidade de linhas.

R:

Estudo de Caso Migração no Governo Federal

A utilização do Software Livre é muito mais do que uma escolha técnica para muitos dos atores envolvidos. Qualquer iniciativa acerca de software livre pode render diversas oportunidades de visibilidade na mídia especializada ou não. Tome-se como exemplo o projeto CACIC: trata-se de um programa desenvolvido pelo governo federal para fazer um inventário de seu parque de hardware e software. O projeto, segundo a equipe que o desenvolve, conta com a colaboração de mais de 40 órgãos, já foi apresentado em diversos eventos, encontros e seminários, mereceu as páginas de diversas revistas físicas e eletrônicas e é comentado em inúmeros sites e blogs. Ele está na mídia especializada desde 2004.1 O que o projeto até o momento não fez foi um inventário do hardware e software do governo federal.

O simples fato de que alguém está fazendo ou até mesmo pretende fazer algo utilizando ou a respeito de software livre já merece cobertura midiática. A recompensa em termos de visibilidade para o político que se envolve nessa área é simplesmente imediata. Internacionalmente o Brasil chegou a ser visto como uma espécie de oasis de softwares livres graças a umas poucas linhas escritas no programa de governo do então candidato à presidência Luis Inácio Lula da Silva. Esta não é, obviamente, uma característica exclusiva da junção de software livre e política, mas ela é aqui bem acentuada

Questão 3 - (3,0 pontos)

Uma empresa financeira de escopo nacional decide migrar parte de suas aplicações que utilizam soluções proprietárias para softwares de código aberto. Você, que atualmente ocupa a função de Gestor(a) de Tecnologia da Informação, foi encarregado(a) pela Diretoria para conduzir todo o processo de avaliação de sistemas. Independente da solução final escolhida (linguagem de programação, banco de dados e ambientes de desenvolvimento) e com base no conteúdo estudado nesta disciplina, elabore um texto entre 10 a 15 linhas sobre os aspectos relevantes, no mínimo quatro, que você julga imprescindível para que este processo obtenha sucesso.

Observação: Leve em consideração que haverá profissionais (sobre a sua responsabilidade) disponíveis para o desenvolvimento das aplicações. Os itens elencados deverão ser fundamentados (justificados), pois você terá que apresentar e convencer a Diretoria da Empresa para poder iniciar o processo de implantação.

R: Software Livre é conceituado como qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhum tipo de restrição. Assim, além da sua utilização não estar vinculada ao pagamento de direitos autorais, a principal característica do Software Livre está na distribuição com o código fonte aberto, dando permissão a qualquer usuário de modificá-lo e adaptá-lo às suas necessidades individuais. Reside, nessa possibilidade universal de modificação, uma ferramenta de criação e desenvolvimento de novas tecnologias, tanto dentro de empresas privadas quanto em órgãos públicos, como universidades, propiciando um grande desenvolvimento tecnológico e fomentando uma possível emancipação tecnológica. Com a atual digitalização dos métodos de ensino e trabalho, o uso de softwares livre vem crescendo constantemente. No entanto, por conta das vantagens e desvantagens que esses programas apresentam, eles devem ser analisados para que sua utilização possa ser proveitosa e não apresente riscos para quem os utiliza. Analisando-se as vantagens do software livre, pode-se citar o baixo custo – já que não se paga licença de software -, flexibilidade na configuração do ambiente, incentivo ao desenvolvimento tecnológico, maior segurança e concorrência baseada apenas no preço, sendo que a qualidade do programa é praticamente constante

...

Baixar como  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »