TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soldagem Por Arco Submerso

Ensaios: Soldagem Por Arco Submerso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema da pesquisa

O tema selecionado foi soldagem por arco submerso, o artigo de escolha apresenta os seguintes autores: Rafael Saito Polido, Donizeth Aparecido de Carvalho Júnior, Leonildo Vioto Júnior, Márcia Regina Vieira de Araújo e Juno Gallego, e possui como título: Caracterização da zona termicamente afetada em aço estrutural submetido à soldagem por arco submerso. O artigo aborda as alterações que podem afetar a qualidade de uma solda por arco submerso.

1.2 Objetivo

O artigo tem o objetivo de apresentar um melhor resultado nos processos de soldagem, tendo como consequência mais conhecimento técnico sobre o assunto, podendo contribuir para uma produção de maior qualidade. O trabalho também ajuda no esclarecimento sobre o assunto, pois a soldagem por arco submerso é facilmente confundida com soldagem subaquática. O nome soldagem por arco submerso deve-se ao fato do arco elétrico, a ponta do arame de soldagem e a peça ficarem abaixo de certa quantidade de minerais, explica melhor um pedaço do trecho da caracterização da soldagem no Wikipédia:

A ponta do arame de soldagem, o arco elétrico e a peça de trabalho são cobertos por uma camada de um material mineral granulado conhecido por fluxo para soldagem (daí o nome arco submerso), portanto não há arco visível pois fica escondido, nem faíscas, respingos ou fumos comuns em outros processos. Parte do fluxo é fundida gerando uma capa protetora sobre a poça de fusão da solda. O restante não fundido é recolhido para a reutilização.

Já a soldagem subaquática se caracteriza por ser feita dentro da água, utilizada largamente pela marinha norte-americana e por empresas que realizam manutenções em navios. Esse processo ganhou grande importância após o aumento de tubulações para a extração de petróleo, gases e outros resíduos por processos semelhantes.

2 DESCRIÇÃO DO ARTIGO SOBRE SOLDAGEM POR ARCO SUBMERSO

2.1 Título do artigo

Caracterização da zona termicamente afetada em aço estrutural submetido à soldagem por arco submerso.

2.2 Autores

Rafael Saito Polido, Donizeth Aparecido de Carvalho Júnior, Leonildo Vioto Júnior, Márcia Regina Vieira de Araújo e Juno Gallego.

2.3 Revista/ congresso

XII Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

2.4 Local e data de publicação

UNESP, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Departamento de Engenharia Mecânica.

Av. Brasil Centro, 56 - Caixa Postal 31 - CEP 15385-000, Ilha Solteira – SP/ 22 a 26 de agosto de 2005.

2.5 Contexto da pesquisa a ser tratado

O artigo irá relatar sobre o processo da soldagem por arco submerso, e informar sobre uma pesquisa das zonas termicamente afetadas (ZTA) consequentes deste processo.

2.6 Objetivos dos autores

Realizar um estudo aprofundado para identificar áreas afetadas pelo desgastes consequentes deste processo.

2.7 Fundamentação teórica utilizada

Para a realização desta pesquisa foi realizada varias técnicas, as peças foram submetidas a soldagem por arco submerso, depois elas foram submetidas a um aumento do insumo de calor, após soldadas as peças foram usinadas na seção transversal dos cordões e cortadas com o auxílio de uma cortadeira metalografica com disco abrasivo, as peças foram separadas para realização da análise metalografica.

2.8 Procedimento seguido

As peças passam por um arco elétrico envolvido por uma camada de fluxo granular fundido, cuja principal finalidade é estabilizar a descarga elétrica. Depois o metal de base é fortemente influenciado pelo insumo de calor. Em seguida, efetuou a extração de algumas amostras utilizando como metal de base placas de aço com baixo teor de carbono ABNT 1020, as soldas foram feitas variando o insumo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com