TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soluções Microsoft

Resenha: Soluções Microsoft. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  Resenha  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

Há dezenas de produtos que a Microsoft disponibiliza como solução para servidores de redes corporativas, cada uma de acordo com a necessidade.

As soluções da Microsoft são divididas em 6 grandes grupos:

1) Sistemas Operacionais

Envolve todos os sistemas operacionais básicos dos servidores. O carro chefe é o Windows Server 2008 R2 – o foco deste módulo de estudos.

2) Gerenciamento de TI

Foca basicamente o Microsoft System Center que é uma solução composta por vários aplicativos que ajudam a gerenciar os ambientes de tecnologia da informação (TI) físicos e virtuais em centros de dados, computadores clientes e dispositivos.

O System Center apóia o administrador da rede em um cenário com dezenas ou até centenas de servidores e estações de trabalho, mantendo controle de configuração e monitoramento de todo o parque computacional.

3) Plataforma de Aplicação

Envolve ferramentas voltadas para o desenvolvimento de aplicações. As principais são SQL Server e Visual Studio.

4) Segurança

O produto de segurança da Microsoft é o Forefront, que envolve desde funções de firewall até anti-vírus para servidores e estações de clientes.

5) Produtividade Empresarial

Sem dúvida “Produtividade Empresarial” é o mercado que a Microsoft mais tem investido nos últimos anos, pois historicamente se concentrou nas soluções de SO e não deu atenção a essa demanda de mercado. Aqui podemos cita Exchange, SharePoint, Project Server e Office Comunications Server.

6) Virtualização

Virtualização é uma tecnologia que cria vários servidores virtuais em um único computador. A idéia é ter um único hardware contando com vários servidores isolados.

Há várias vantagens, dentre elas podemos citar:

• Economia de espaço físico

• Economia de custo hardware

• Economia de ociosidade do sistema

• Economia de energia

• Gerenciamento centralizado

• Suporte e manutenção simplificados

• Disponibilização de novos servidores reduzida para alguns minutos

• Compatibilidade total com as aplicações

Este é um novo mercado que a Microsoft começa a explorar com mais força a partir de 2008. Trata-se do Hyper-V, um grande concorrente para o VMWare, por exemplo.

Muitos dos tipos de servidores são padrões numa instalação do Windows Server 2008, bastando apenas ativá-los após a instalação do Server. São exemplos:

• Autenticação (Diretório)

• DHCP

• DNS

• IIS

• Entre outros

Outros são softwares a parte (a maioria), são produtos que precisam ser comprados e instalados em seu Server 2008.

Faremos uma revisão mais aprofundada sobre a Instalação e Configuração dos principais serviços do Windows Server 2008 – única tecnologia que será detalhada neste módulo de estudos.

A imagem a seguir é um exemplo de uma rede corporativa contando com 5 servidores e 11 serviços. A quantidade de servidores e serviços pode variar conforme a demanda (quantidade de usuários) e disponibilidade de hardware.

O que é o Windows 2008 Server

O Windows 2008 Server é um Sistema Operacional (SO) servidor de rede multiuso. A partir desse produto e aplicativos desenvolvidos para a plataforma, você pode montar uma rede completa com muitos recursos disponíveis para os usuários conectados a esta rede, tais como: compartilhar arquivos, impressoras, compartilhar Internet, banco de dados, correio eletrônico, sistemas de gestão, Intranet (páginas Web), FTP, etc.

Desde pequenos escritórios até grandes corporações podem se beneficiar do Windows 2008 Server. Ele foi concebido com o objetivo de proporcionar um fácil gerenciamento.

Breve Histórico

Tudo começou com o Windows NT no final de 1992, o primeiro lançamento da Microsoft no mercado de servidor de rede. As versões 3.1 e 3.5 do Windows NT não ganharam muita atenção no mundo dominado pelo NetWare.

Logo, em meados de 1996, veio o Windows NT 4.0, que usava a interface do “novo” Windows 95, mais amigável e vários aprimoramentos na arquitetura. Com a versão 4.0, empresas maiores viram que a Microsoft realmente pretendia entrar no mercado de computação corporativa, mesmo que seu produto naquela época fosse limitado em relação à escalabilidade e disponibilidade.

Apesar do Windows NT 4.0 ter sido considerado um bom sistema operacional para servidores de rede, a maioria dos administradores com experiência com Unix necessitavam de um SO mais confiável para o ambiente corporativo, que fosse comparável às enormes máquinas UNIX do mercado. Em fevereiro de 2000 o Windows 2000 Server foi lançado, com a promessa que essas exigências teriam sido atendidas.

Não era tarde demais, mas com o “boom” da Internet, os clientes estavam preocupados com as inúmeras vulnerabilidades na segurança no Windows 2000 Server e com a falta correções para as mesmas. Assim surgiu o Windows Server 2003 onde “segurança” era o foco.

Mas como sempre – e sempre há melhorias – as exigências comerciais mudaram. A Microsoft estava trabalhando na versão do Windows Vista e no novo Server. Quando o Windows Vista foi liberado, as atenções foram voltadas para o Server, e assim, em fevereiro de 2008, foi lançado o Windows 2008 Server.

Com o lançamento do Windows 7, em 2009, a Microsoft disponibilizou o Windows 2008 Server R2. Apesar de não ter sido considerada uma nova versão (apenas um Release 2), o Windows 2008 Server R2 traz várias diferenças se comparada à primeira versão do 2008.

Edições do Windows Server 2008

A Microsoft dividiu as diferentes edições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com