TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sra Marlice

Dissertações: Sra Marlice. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

 DIREITO EMPRESARIAL.

 TECNOLOGIAS DE GESTÃO.

 RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

Elaborado para fins de avaliação do 2º Semestre de 2014 da Anhanguera, sob orientação dos Professores Interativos: Carlos Eduardo de Azevedo; Raquel de Oliveira Henrique. E Professor presencial: Roberto Gomes Dias. Desafio Profissional de Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Belo Horizonte, 06 de novembro de 2014.

Introdução

Após um mês de trabalho analisando as operações da organização, com base nos levantamentos e pesquisas realizadas. Visando resolver os problemas de gestão e melhoria nos processos a fim de otimizar os resultados, concluímos que é fundamental trabalhar em três frentes a seguir:

I. Implementar Modelo de Excelência da Gestão.

II. Implementar ações de sustentabilidade ambiental.

III. Terceirização das atividades de apoio

I. Implementar Modelo de Excelência da Gestão.

I.I - O que pode ser utilizado na INOXEL?

Implementar o MEG - Modelo de Excelência da Gestão, a fim de conseguir certificações (tais como a ISO¹) e atender exigências dos principais clientes:

Modelo de Excelência da Gestão®

Uma visão sistêmica da gestão organizacional

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 13 Fundamentos e oito Critérios.

Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações classe mundial, ou seja, aquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais.

São eles: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.

O Modelo de Excelência da Gestão® reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do Exterior.

No MEG, os Fundamentos de Excelência são expressos por meio de ações gerenciais. Para facilitar sua mensuração, quantitativa ou qualitativa, são propostas questões e solicitações de resultados a serem atendidas pela organização.

Além disso, para que a excelência da gestão seja alcançada, são necessárias evidências para sustentar as avaliações apresentadas acima, que são consideradas complementos primordiais dentro do processo. O MEG orienta o passo a passo em cada uma das etapas.

Utilizar o MEG e responder aos seus questionamentos auxilia a organização a alinhar seus recursos; identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria; aprimorar a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações; e atingir os objetivos estratégicos.

Como resultado, a organização avança em direção a excelência da gestão e gera valor aos clientes e acionistas, à sociedade e a outras partes interessadas, o que contribui para a sua sustentabilidade e perenidade.

Vale enfatizar que o Modelo não é prescritivo quanto a ferramentas, à estrutura ou à forma de gerir o negócio. Ele estimula que a organização esteja atenta às necessidades e expectativas das diversas partes interessadas e utilize essas informações para formular o seu planejamento estratégico e seus desdobramentos.

Incentiva, ainda, o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que ela atue com excelência na cadeia de valor e gere resultado a todas as partes interessadas. Sendo uma tradução dos Fundamentos da Excelência, os Critérios estimulam a organização a responder de maneira ágil, assertiva e inovadora aos desafios propostos pelo cenário de negócios.

I.II - Que critérios podem ser trabalhados?

Os Critérios de Excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se relaciona. A mandala do MEG (figura acima), que contém os Critérios, simboliza a organização, que é um sistema orgânico, adaptável ao ambiente.

São eles: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

A descrição completa destes fundamentos e como cada um é colocado em prática pelas Organizações podem ser encontrado na publicação Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão. Por meio de um processo de aprendizado sistêmico, que inclui a atuação do Núcleo de Estudos Técnico Critérios de Excelência e a realização de Fóruns Empresariais, a FNQ atualiza Regularmente os Fundamentos da Excelência.

Fonte: http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao.

I.III - Considerando as ferramentas de gestão mais utilizadas pelas organizações, líderes de mercado, quais ferramentas a consultoria indicaria a INOXEL?

O ciclo de PDCA

- Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar), Action (ação).

A análise SWOT visa identificar os pontos fortes e pontos fracos, as oportunidades e ameaças que envolvem uma organização.

Indicadores de desempenho:

A existência de um bom sistema de indicadores de desempenho em uma organização permite uma análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com