TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ssitema Nacional Da Educação

Por:   •  26/4/2015  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB                                         DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS – DCHEL COLEGIADO DE PEDAGOGIA.

Resenha crítica

Sistema Nacional De Educação: uma agenda necessária

Eliene Amaro

Suelma Soares

Taís Costa

Abril/ 2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS – DCHEL COLEGIADO DE PEDAGOGIA.

Trabalho apresentado à disciplina Políticas Públicas ll como requisito para Avaliação, tendo como Orientador o professor Daélcio Mendonça.

Abril/2015

Sistema Nacional De Educação: uma agenda necessária

Diante vários impasses que atrapalham o bom funcionamento do Sistema Nacional de Educação (SNE), este capítulo final busca discutir o conceito e a compreensão do que seja o sistema nacional da educação e os desafios que estão nas entrelinhas e que vem atrapalhando a construção desse sistema.

O Brasil é um país muito desigual e o grande objetivo do SNE é assegurar uma educação de qualidade para todos. Para que isso aconteça é preciso que os sistemas de ensino da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios estejam em total harmonia, o que vem a ser um trabalho difícil e exaustivo.

O pequeno avanço que a educação vem tomando hoje em dia é devido ao manifesto dos pioneiros que não se referiam exatamente a uma SNE, mas trouxeram planos e propostas que aos poucos foram sendo desenvolvidas e colocadas em prática. O tema central do manifesto que era em relação com a organização sistêmica da educação foi mais a frente o objetivo principal da Constituição de 1934, que instituiu sistemas de ensino e conselhos de educação, articulados pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que mais a frente foi deletada pelo regime de exceção do Estado Novo de 1937 e que renasceu logo após o regime, tendo um conflito de educadores que por um lado defendiam a educação pública e que por outro a privada.

A partir dos manifestos a educação aos poucos foi se desenvolvendo, criando assim A primeira Lei de Diretrizes e Bases em 1961 e daí por diante só foi aumentando essa estrutura. Tendo ao passar dos anos a criação do Sistema Nacional de Educação(SNE), o Plano Nacional de Educação(PNE), o Conselho Nacional de Educação(CNE) e o Fórum Nacional de Educação(FNE).

Mas, os aspectos que tem retardado o desenvolvimento do Sistema Nacional de Educação são inúmeros. O Brasil é um país misto, e é um país de desigualdades, o que só complica mais ainda para o desenvolvimento do SNE ocorra de forma positiva. Um dos maiores problemas encontrados nessas falhas é que a educação básica, que é a principal e a mais necessária de todas, ficou com o responsável que é o “menos favorecido”, ou seja, o município. Daí que já começa a falta de harmonia desse sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (161.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com