TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sugestao De Ralatório Interdisciplinar

Artigo: Sugestao De Ralatório Interdisciplinar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

Considerações pedagógicas:

De acordo com o Parecer CNE / CEB nº 17, de 03 de julho de 2001:

Os objetivos das classes hospitalares e do atendimento em ambiente domiciliar são: dar continuidade ao processo de desenvolvimento e ao processo de aprendizagem de alunos matriculados em escolas da Educação Básica, contribuindo para seu retorno e reintegração ao grupo escolar; e desenvolver currículo flexibilizado com crianças, jovens e adultos não matriculados no sistema educacional local, facilitando seu posterior acesso à escola regular.

Baseado nesses preceitos foi realizado o acompanhamento da aluna Regiane, residente em uma Instituição Religiosa-Casa Mãe de Deus.

Este relatório tem como objetivo considerar os aspectos pedagógicos do processo cognitivo, afetivo e social que permeiam o processo de aprendizagem da aluna. É relevante que ela aprenda a expressar suas ideias e opiniões, participando ativamente de seu próprio processo de aprendizagem fora e dentro do ambiente escolar. Portanto o atendimento busca estimular os alunos a aprender gradativamente a selecionar, assimilar, interpretar, reformular, intuir, estimar, explicar e comunicar-se. Este período representa um momento de reflexões sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, observar os avanços ou dificuldades de nossos alunos, no que diz respeito os conteúdos pedagógicos realizados. Através das atividades desenvolvidas neste período podemos observar quais habilidades nossos alunos conseguiram assimilar e quais necessitam aprimorar. Em síntese, é de fundamental importância, pois levara à formação de cidadãos com conhecimento, conscientes do seu papel na sociedade. Uma das finalidades essenciais do projeto é fazer com que o aluno de hoje e, consequentemente, de amanhã se baste a si mesmo.

Pautado nessas reflexões e após ter feito o acompanhamento da aluna chegamos ao seguinte diagnóstico por disciplina;

Linguagem oral e escrita:

A aluna é participativa e interessada. Escreve seu nome sem apoio. Identifica o nome da professora, o seu e o de alguns amigos. Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos que participa. Identifica e nomeia quase todas as letras do alfabeto. Tem interesse em escrever palavras de forma ainda não convencional. Apresenta progressos em suas hipóteses de escrita.

Matemática:

Conta oralmente. Já consegue identificar e registrar números de forma convencional. Compreende os conceitos dentro/fora; em cima/embaixo; para frente/para trás/ ao lado. Utiliza a contagem oral no cotidiano e em situações nas quais se faz necessário. Realiza contas simples de soma e subitração, entende a noção de divisão e multiplicação, no entanto, não consegue ainda operalizar.

Ciências, História e Geografia:

Manifesta suas opiniões, hipóteses, ideias sobre os assuntos colocados. Pratica ações que envolvam cuidados com os materiais escolares. Participa das atividades propostas e responde oralmente as questões sem dificuldades. Situa-se no espaço com autonomia de reconhecimento de; dias, meses, semanas, ano e horas. Cuida do jardim da casa onde vive, tem amor à natureza e noções de higiene. Identifica-se como sujeito participante de um processo de vivencias e sente a necessidade de modificar a própria história.

Ensino Religioso:

A aluna Regiane adaptou-se facilmente a troca de professora. É assídua as aulas e muito participativa. Comunica e expressa seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades. Identifica e enfrenta as situações de conflito utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras colegas de comunidade. Respeita as regras de convívio social e realiza ações cotidianas ao seu alcance demonstrando autonomia.

Dificuldades Gerais de Aprendizagem:

• Ausência de hábitos básicos de estudo

• Carência na utilização de técnicas do estudo

• Problemas para organizar informação

• Dificuldade para organizar uma atividade

• Baixo desenvolvimento memorístico

• Falta de agilidade no cálculo mental

Matriz curricular

Disciplina 1° bimestre 2° bimestre 3° bimestre 4° bimestre

História 8,0

Geografia 8,5

Matemática 9,0

Língua Portuguesa 7,0

Ciências 9,5

Ensino Religioso 10,0

_________________________________________ _________________________________________

Educador (a) Wânia Elias Vieira de Oliveira

Coordenadora Pedagógica

Goiânia,_______ de _________________ de 2014.

Atividades Desenvolvidas (Conteúdos – discriminados por disciplina):

Português:

• Prática de oralidade.

• Prática de leitura.

• Prática de escrita.

Matemática

• Números Naturais.

• Números

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com