TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade E Meio Ambiente

Dissertações: Sustentabilidade E Meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 7

Procedimentos Básicos para a Utilização das Caixinhas

Objetiva-se abrir as caixinhas, com cuidados para não danifica-las, e cola-las formando faixas que por sua vez poderão ser coladas lado a lado, formando mantas de largura e comprimentos arbitrários.

As caixinhas coletadas atualmente provenientes de origem não controlada, vêm com restos de leite que fermenta e que origina um mau cheiro típico. Assim sendo, torna-se necessária uma lavagem e desinfecção das mesmas. Numa situação ideal para o futuro, os usuários deveriam lavar e deixar escorrer logo após o consumo do produto.

O manuseio para a preparação das caixinhas visa a abertura das mesmas, com a menor perda possível, e com o objetivo de que a face aluminizada se apresente perfeita, para fins estéticos e também para o rendimento máximo da reflexão do calor.

Caso de Caixinhas Não Previamente Limpas

O primeiro passo sempre é o de DESARMAR AS CAIXINHAS, se elas estiverem ainda no formato prismático original, de quando continham o leite. Para isto, destacam-se as 4 abas, duas superiores e duas inferiores, e então achatam-nas, para que fiquem planas.

Recomenda-se iniciar a abertura PARCIAL das caixinhas, abrindo-se a parte superior e inferior, (ver figura) cortando as áreas de colagem superior e inferior (ver figura), que têm cerca de oito (8) mm de largura, com tesoura grande ou preferencialmente com estilete, o que resulta em um corte absolutamente reto. Cerca de 5 a 10 caixinhas podem ser cortadas simultaneamente, se for usado um gabarito que garanta a uniformidade do corte. É importante que se objetive uma padronização, e que cada corte seja bem guiado. O objetivo deste procedimento é o de facilitar a etapa posterior, que será a lavagem por imersão. (veja como cortar várias caixinhas de uma vez)

Limpeza e Desinfecção Interna e externa das Caixinhas

No caso de um grande número de caixinhas a serem lavadas, recomendamos a lavagem por imersão, em banho de água com detergente em pó, para lavar roupas, e que contenha enzimas, e a adição de um desinfetante perfumado.

Para isto, usa-se uma gaiola de imersão, (ver figura), na qual as caixinhas ficam na vertical, não muito apertadas, para que o líquido de lavagem circule bem dentro das mesmas. No exemplo da foto, cabem 20 caixinhas na gaiola.

A lavagem se faz por imersão da gaiola em um tambor contendo água e detergente em pó, cerca de 200 g para cada 40 litros de água, e o desinfetante (ver figura). A lavagem pode ser feita a frio, embora é mais do que provável que seja mais rápida e eficiente em água morna. Deixa-se a gaiola mergulhada por cerca de 10 minutos, e em seguida levanta-se a mesma bruscamente, para que a água saia com velocidade por baixo das mesmas. Mergulha-se novamente a gaiola, e repete-se o procedimento por 5 a 10 vezes.

Em seguida mergulha-se a gaiola em outro tambor com água limpa e desinfetante aromatizado, movimentando para cima e para baixo 3 vezes.

Retira-se a gaiola do banho e colocam-se as caixinhas em pé para secarem.

A lavagem é facilitada pelo fato de que ambas as superfícies expostas são formadas de uma camada de polietileno.

O líquido de lavagem pode ser usado um grande número de vezes, pois o detergente impede que a gordura e outras impurezas removidas se deposite novamente.

A água de lavagem final também pode ser usada várias vezes.

IMPORTANTE!

As caixinhas não previamente limpas que embalavam LEITE INTEGRAL são as mais difíceis de serem lavadas. A gordura do leite adere à superfície interna, sendo necessária uma atuação mais enérgica.

Recomenda-se que sejam lavadas em separado, aumentando o tempo de imersão, e se possível aquecendo a água de lavagem, ou deixando-se o tambor exposto ao sol. Em alguns casos, a acidez da gordura promove a separação do polietileno que cobre o alumínio.

As caixinhas podem ser inspecionadas ainda antes da lavagem final, para decidir sobre aumentar o tempo de imersão no detergente.

Em último caso, se houver ainda algum resto de gordura, o mesmo será facilmente removido com uma esponja molhada e com detergente de cozinha. De qualquer modo, não haverá mais mau cheiro nem bactérias, devido a ação do detergente e do desinfetante.

Completando a Abertura das Caixinhas <<

A abertura deve ser cuidadosa para se evitar danos às caixinhas.

No caso de se desejar formar mantas ou ainda fazer laminas de persianas, faz-se a abertura final de uma lateral da caixinha. Para que o corte seja perfeito, retilíneo e sem rebarbas, é necessário em primeiro lugar VINCAR FORTEMENTE (ver figura) o lado a ser aberto. (ver figura).

A abertura deve ser feita com o uso de faquinha serrilhada, bem afiada, para um corte perfeito.

A caixinha completamente aberta mede 31,3 X 24,3 cm, resultando em uma área de 760,59 cm2 o que faz serem necessárias 13,14 caixinhas por m2, sem considerar nenhuma sobreposição para colagem.

Se forem feitos previamente os cortes de 8 mm das áreas soldadas superior e inferior, a dimensão total é reduzida para 30,5 X 23,5 cm e a área para 716,75 cm2 o que faz serem necessárias 13,95 caixinhas por m2, sem considerar nenhuma sobreposição para a colagem.

Admitindo-se um remonte de 1,5cm em dois dos lados contíguos para a colagem, a dimensão útil passa a ser: 29,0 X 22,0 cm e a área para 638,00 cm2 , o que faz serem necessárias 15,67 caixinhas por metro quadrado.

Colagem: Formação de Faixas e de Mantas <<

A colagem das caixinhas lado a lado, pode ser feita com adesivo de contato, CASCOLA =(cola de sapateiro), ou ainda com cola à quente, aplicada com pistola: ADESIVO 7089 "Q" da 3M

Aplicador: POLYGUN com gatilho e conversor

Com este sistema, a colagem é instantânea, com grande velocidade de produção.

As caixinhas pré-selecionadas, com as mesmas dimensões e sem danos aparentes no lado aluminizado, são colocadas em uma mesa, (ou tábua) com uma guia lateral para o alinhamento das mesmas, com o lado aluminizado voltado para cima (ver figura).

A CASCOLA deve ser aplicada em ambas as faces a serem coladas, em várias caixas simultaneamente. Após cerca de 10 minutos, as partes podem se juntar, pois já teria se desenvolvido a adesividade da cola.

Importante:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com