TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade é o Projeto do Certificado de Energia Limpa

Resenha: Sustentabilidade é o Projeto do Certificado de Energia Limpa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Resenha  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

Sustentabilidade

Sustentabilidade

19/04/2012

· Sustentabilidade → coordenado pelo Sr. Tarcísio Borin, da CPFL Renováveis:

Um dos assuntos em andamento no GT Sustentabilidade é o Projeto do Certificado de Energia Limpa (CEL), que está sendo desenvolvido para os Associados da ABRAGEL e da ABEEÓLICA e está voltado à Certificação dos Empreendimentos de Geração de Energia provenientes de uma fonte elegível de energia renovável (eólica, PCH, solar, biomassa) e que incorporaram critérios de Sustentabilidade em sua construção e que se sustentarão durante a operação. Esse Projeto está sendo realizado pelo Instituto Totum e pela Way Carbon, e garantirá, via Auditoria independente, que 1 MWh de eletricidade foi gerado a partir de uma dessas fontes, fazendo jus ao Certificado em MW produzidos equivalentes.

Diversas reuniões já foram realizadas desde o início do Projeto, sendo que, no momento, o Comitê Técnico que acompanha os estudos que estão sendo elaborados está analisando e discutindo o draft final da Norma Técnica que definirá quais os critérios de elegibilidade por fonte de energia deverão ser cumpridos pelo empreendedor para que sejam implementados e posteriormente auditados. Também já está sendo discutida a estruturação do Regulamento que orientará cada Associado a pleitear a inclusão de seu empreendimento como elegível ao Certificado de Energia Limpa.

Esse Certificado será comercializado juntamente com a energia no Mercado Livre, agregando valor ao empreendimento e ao comprador, por meio do Selo de Energia Lima, voltado aos compradores de energia, que poderão utilizar esse Selo para comprovar que determinado produto foi produzido com energia limpa e renovável.

Pretende-se, com o Projeto, valorizar a energia elétrica produzida a partir de fontes renováveis não convencionais, por representarem hoje uma energia que contribui para a redução das emissões de GEE (gases de efeito estufa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com