TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jacaré De Papo Amarelo

Artigos Científicos: Jacaré De Papo Amarelo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 2

Os índios sempre utilizaram a fauna como um importante elemento cultural. Esses animais não tinham apenas a finalidade de alimentação, mas também, eram utilizados para fabricação de instrumentos e ferramentas, com a utilização de ossos e dentes, entre outros. Serviam também como adornos em festas e rituais (Souza, 2007).

Com a chegada dos europeus, as tribos indígenas sofreram uma modificação em seus hábitos, passando a explorar com maior seletividade e mais intensamente os recursos (Souza, 2007).

Os europeus ficaram fascinados com as cores vibrantes das aves. Com o tempo, eles passaram a levar espécies da fauna brasileira à Europa. Lá esses animais causaram grande curiosidade à nobreza, que passou a comercializá-los. Ter um animal silvestre elevava o status ao seu detentor (Souza, 2007).

Carvalho (1991) diz que foi a partir do final do século XIX e mais precisamente após o segundo conflito mundial, as grandes descobertas científicas e tecnológicas possibilitaram ao homem conquistas extraordinárias na sistemática de exploração da natureza, criando um abismo entre a velocidade da degradação dos recursos naturais e a capacidade destes se regenerarem.

Visto que a comercialização do animal silvestre poderia se tornar uma atividade lucrativa, passou-se então a praticá la indiscriminadamente.

A utilização da fauna brasileira seja para caça e pesca excessiva seja para o tráfico de animais, só foi controlada quando se definiu a legislação de 1934 para impedir essas

atividades.

O que contribui para a captura de animais silvestres e a caça predatória é a situação econômica e social do país. As comunidades carentes, na maioria das vezes do interior do país, que não têm acesso a emprego, saúde e educação, buscam com essa prática ilegal uma fonte de renda familiar por questão de sobrevivência. Geralmente essas áreas são caracterizadas pela ausência ou pequena atividade econômica produtiva.Essa atividade torna-se bastante atraente para essas comunidades, pois garante dinheiro fácil e rápido.

De acordo com a RENCTAS (2001), o comércio ilegal pode ser economicamente devastador, pois movimenta uma quantia incalculável na economia ilegal do país, sem deixar parcela alguma para os cofres públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com