TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome Do Imobilismo

Dissertações: Síndrome Do Imobilismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  1.525 Visualizações

Página 1 de 5

Síndrome do Imobilismo

Introdução

A síndrome do imobilismo consiste em um conjunto de alterações que acontece com um individuo que fica acamado por um logo período. Esse conjunto de alterações corporais leva a uma redução da capacidade funcional dos sistemas osteomusculares, tecido conjuntivo, tecido articular, sistema respiratório, sistema metabólico, sistemas gastrointestinais, sistemas geniturinários entre outros. Essa imobilidade também pode altera o estado emocional desse individuo, podendo apresentar ansiedade, apatia, depressão, isolamento social entre outros. Diante de tantas alterações constata-se que acontece na Síndrome do Imobilismo traze-se um grande sofrimento tanto para os pacientes quanto aos familiares. A fisioterapia tem papel fundamental com esse paciente visando assim prevenir que o idoso fique restrito ao leito e possa fazer com que esse idoso possa manter-se útil e ativo.

Epidemiologia

A síndrome do imobilismo tem sua maior prevalência nas faixas etária mais alta. Sendo que 25 a 50% dos idosos perdem sua independência física tendo assim um comprometimento da mobilidade em variados graus;

As limitações nessa faixa etária pode ser causada por fatores físicos, psicológicos ou ambientai. Além disso, pela idade, é comum apresentarem outras doenças que podem piorar a mobilidade.

Fisiopatologia

A indução ao repouso prolongado. Considera-se que de 7 a 10 dias seja um período de repouso, de 12 a15 dias já é considerada imobilização e a partir de 15 dias é considerado decúbito de longa duração.Para cada semana de imobilização completa no leito um paciente pode perder de 10 a 20%de seu nível inicial de força muscular.Por volta de 4 semanas, 50% da força inicial pode estar perdida.

Etiologia

Sua etiologia e multifatorial sendo que essa síndrome pode ser causada por patologias diversas, condições neurológicas e musculoesqueléticas como também pode ser causada pelas alterações fisiológicas que são trazidas pelo envelhecimento.

Alterações causadas nos sistema acometido pela imobilização prolongada.

• No Sistema Tegumentar pode se encontra alterações como micoses, xerose, laceração, dermatite amoniacal, úlcera por pressão, equimoses.

As úlceras de pressão vão ocorrem quando uma pressão extrinseca sobre a pele supera a pressão capilar média, diminuição do fluxo sanguíneo e a oxigenação tecidual. As ulceras de pressão estão divididas em graus, sendo que cada um desses graus atinge um estagio diferente na pele.

• No Cardiovascular e Respiratório vamos encontrar alterações como trombose venosa profunda, embolia pulmonar, Isquemia arterial aguda dos membros inferiores e aumento da freqüência cardíaca, pressão arterial e débito cardíaco, hipotensão postural, edema linfático, pneumonia e insuficiência respiratória.

Os sintomas e sinais que vão esta presente na hipotensão postural incluem palidez, tontura, sudorese, delírio, decréscimo da pressão sistólica, aumento da freqüência cardíaca e decréscimo da pressão do pulso, podendo ocorrer desmaios.

Já no sistema respiratório ocorrerá uma redução do volume corrente, lolume minuto, capacidade pulmonar total, capacidade residual funcional, volume residual e volume expiratório forçado. Todas essas funções estariam diminuindo de 25 a 50% no imobilismo. Os movimentos diafragmáticos e intercostais são diminuídos com posterior perda de força muscular. A respiração fica mais superficial e a respiração alveolar é reduzida com um aumento relativo de dióxido de carbono nos alvéolos, aumentando a freqüência respiratória.

• No Sistema Nutricional e Metabólico se encontrado uma diminuição da massa magra( Perda de tecido muscular), perda de cálcio e a negativação do balanço nitrogenado, resposta diminuída à insulina, resposta diminuída da supra-renal, alterações hormonais.

• No Sistema Urinário pode acontecer incontinência, retenção urinária, infecção do trato urinário.

A retenção urinaria acontece porque ocorre um enfraquecimento dos músculos

abdominais, restrição nos movimentos diafragmáticos e relaxamento incompleto do assoalho pélvico.

• No Sistema Digestores pode acontecer uma desnutrição, disfagia, constipação.

• No Sistema Nervoso pode ocorre de acontecer neuropatias por compressões de nervos, redução da propriocepção, coordenação de movimentos, do equilíbrio déficits cognitivos;

Diagnóstico

O diagnostica para a Síndrome do Imobilismo e feito de forma especifica e é seguido por critérios que são divididos em Maior e Menor,sendo que:

• Critério maior: déficit cognitivo médio a graves e múltiplas contraturas;

• Critério menor: sinais de sofrimento cutâneo ou úlcera de decúbito, disfagia leve a grave, dupla incontinência e afasia.

O que vai define se um paciente estar com Síndrome do Imobilismo são as características do Critério Maior e pelo menos duas das características do Critério Menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com