TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Queda com causa do imobilismo no idoso

Por:   •  6/6/2018  •  Artigo  •  4.147 Palavras (17 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE INTEGRADA DE PATOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

ANÁLISE DA QUEDA COMO CAUSA DA SÍNDROME DA IMOBILIDADE NA PESSOA IDOSA

IENE DE SOUZA SANTOS

JOÃO PESSOA

2016[pic 1]

IENE DE SOUZA SANTOS

ANÁLISE DA QUEDA COMO CAUSA DA SÍNDROME DA IMOBILIDADE NA PESSOA IDOSA

Revisão sistemática apresentada por Iene de Souza Santos para efeito de Conclusão do curso de pós graduação em gerontologia da Faculdade Integrada de Patos.

Orientador: Prof.

JOÃO PESSOA

2016[pic 2]

RESUMO

INTRODUÇÃO: A queda é um evento muito frequente que podem provocar fraturas limitações e dependência funcional sendo considerado um dos principais problemas que ocorrem com o envelhecimento apresentando diversos impactos na vida de um idoso. O imobilismo se dá pela perda da capacidade funcional através da diminuição ou perda dos movimentos articulares, incapacidade de mudanças posturais geralmente causadas por doenças crônico-degenerativas, por doenças agudas graves, incapacidade ou inatividade e também pelas consequências da diminuição fisiológica das funções no processo de envelhecimento. OBJETIVOS: investigar aqueda como uma das principais causas da imobilidade e também promover uma análise secundária sobre o processo de envelhecimento e a importância do profissional fisioterapeuta na prevenção e no tratamento desses problemas. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão sistemática de artigos entre 2006 e 2015 através dos portais PubMed, SciELO, LILACS e BVS por dois pesquisadores. RESULTADOS: Foram totalizados 27 artigos na busca onde destes 23 foram inclusos. CONCLUSÕES: É de extrema importância o desenvolvimento de estudos na área da fisioterapia na saúde do idoso, pois diante da imensa gama de recursos para prevenção de quedas e déficit de equilíbrio, também é necessário promover avanço da capacitação dos profissionais, melhorar a políticas de promoção e prevenção a saúde e desenvolver novas técnicas e métodos que serão úteis para diminuir o número de idosos que sofrem com as quedas e como consequência a síndrome do imobilismo. DESCRITORES: idoso, quedas e imobilidade.

[pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................

05

METODOLOGIA........................................................................................................

06

CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO DOS ESTUDOS...............................

06

BUSCA BIBLIOGRÁFICA........................................................................................

06

PROCEDIMENTOS DA REVISÃO..........................................................................

07

PRINCIPAIS RESULTADOS DA COLETA.............................................................

07

DESCRIÇÃO DOS ESTUDOS INCLUSOS..............................................................

07

DISCUSSÃO...............................................................................................................

11

LIMITAÇÕES DO ESTUDO......................................................................................

14

CONCLUSÕES...........................................................................................................

14

REFERÊNCIAS...........................................................................................................

16

[pic 4]

INTRODUÇÃO

A expectativa de vida da população tem aumentado significativamente o número de idosos, e com esse aumento a necessidade de melhor entender essa fase, o que ela causa de mudanças, e suas condições de saúde. Essas mudanças geram grandes desafios que nos fazem buscar medidas de promoção e prevenção para essa população.

Segundo Lana e Schneider (2014), Entende-se por envelhecimento um processo dinâmico e progressivo que há modificações, funcionais, morfológicas e com perda de capacidade de adaptação ao meio ambiente, essas perdas geram algumas vulnerabilidades para instalação de algumas patologias e entre elas as quedas e a síndrome do imobilismo.

A queda é um evento muito frequente que podem provocar fraturas limitações e dependência funcional sendo considerada um dos principais problemas que ocorrem com o envelhecimento apresentando diversos impactos na vida de um idoso, que podem incluir morbidade importante, mortalidade, deterioração funcional, hospitalização, restrição das atividades em razão das dores, incapacidade, medo de cair novamente e até mesmo imobilidade (CELICH et al, 2010).  

O imobilismo se dá pela perda da capacidade funcional através da diminuição ou perda dos movimentos articulares, incapacidade de mudanças posturais geralmente causadas por doenças crônico-degenerativas, por doenças agudas graves, incapacidade ou inatividade e também pelas consequências da diminuição fisiológica das funções no processo de envelhecimento.

Devido ao aumento do número de idosos que se encontram restritos ao leito, fez surgir à necessidade de fazer uma análise mais profunda sobre o que pode causar essa independência e perda de autonomia da pessoa idosa, e como as quedas têm sido bem recorrentes no dia a dia dessa população, fez assim um requisito relevante para investigar o quanto às quedas te de importância na síndrome do imobilismo.

O presente estudo irá abordar uma análise da queda, suas causas, e sua relação com a síndrome da imobilidade com o objetivo de investigar aqueda como uma das principais causas da imobilidade e também promover uma análise secundária sobre o processo de envelhecimento e a importância do profissional fisioterapeuta na prevenção e no tratamento desses problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (388.6 Kb)   docx (510.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com