TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome de tosse ou hipercortisolismo

Projeto de pesquisa: Síndrome de tosse ou hipercortisolismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

Síndrome de Cushing ou Hipercortisolismo

A síndrome de Cushing é uma doença que ocorre quando o corpo é exposto a altos níveis do hormônio cortisol. Ela também poderá ocorrer se ingerido muito cortisol ou outros hormônios esteróides.

Causas

A síndrome de Cushing desenvolve-se perante qualquer fator que provoque um aumento anômalo da atividade do córtex supra-renal, sobretudo no que diz respeito à produção de cortisol - daí que a origem da doença possa ser muito variada.

A causa mais frequente corresponde a uma insuficiência na produção de hormônios por parte do córtex supra-renal, no qual estão envolvidas outras duas estruturas do sistema endócrino: o hipotálamo e a hipófise. Quando este mecanismo de regulação falha, o que provoca um estímulo exagerado, o tecido do córtex supra-renal dilata-se (hiperplasia), o que leva a um aumento considerável na sua produção hormonal. Geralmente, este processo costuma ser provocado pelo desenvolvimento de um tumor da hipófise produtor de adrenocorticotropina (ACTH), hormônio responsável pela estimulação do córtex supra-renal.

Em alguns casos, o problema também pode ser provocado por uma exagerada secreção do fator libertador de corticotropina (CRF) por parte do hipotálamo, que por sua vez condiciona uma exagerada produção de ACTH.

Embora com menor frequência, a alteração pode ser provocada por problemas do próprio córtex supra-renal, como o desenvolvimento de tumores benignos ou, ainda que de forma menos comum, de tumores malignos produtores de corticosteróides no tecido.

Em casos mais raros, o problema pode ser provocado por um tumor localizado noutras partes do organismo com a propriedade de fabricarem substâncias com efeitos semelhantes aos da ACTH e, por isso, capazes de estimular o córtex supra-renal.

Por outro lado, a síndrome de Cushing pode igualmente corresponder a um efeito adverso da administração excessiva ou inadequada de medicamentos corticóides, potentes antiinflamatórios com uma estrutura química e funções similares às do cortisol. Estes medicamentos costumam ser utilizados durante períodos prolongados num grande número de doenças caracterizadas por uma inflamação crônica, como é o caso, por exemplo, da artrite reumatóide

Manifestações

O córtex supra-renal fabrica uma série de hormônios, como o cortisol, a aldosterona e os androgênios, que atuam sobre diferentes tecidos e órgãos, o que justifica o fato das manifestações da síndrome de Cushing serem muito variadas. De fato, as manifestações mais comuns costumam ser as provocadas por um excesso de cortisol, embora existam quase sempre alguns sintomas provocados pelo excesso de aldosterona e androgênios. Normalmente, os sintomas vão-se manifestando gradualmente, ao longo de vários meses ou anos.

O excesso de cortisol altera o metabolismo dos lipídios, das proteínas e dos glícidos, com várias consequências, entre as quais se destacam consideráveis alterações no aspecto físico.

Com o passar do tempo, o paciente adquire uma obesidade troncular, caracterizada pela acumulação de gordura no rosto e no tronco, sobretudo no abdômen, uma vez que as extremidades ao perderem massa muscular, emagrecem. “O rosto adota um aspecto muito peculiar, conhecido como ‘‘cara de lua cheia”, pois se torna arredondado , enquanto o pescoço parece mais curto e largo, com uma típica dilatação da nuca conhecida como "corcunda". Ao mesmo tempo, a pele torna-se muito fina, lisa e seca, sendo muito comum o aparecimento de profundas estrias verticais de cor violeta no abdômen e nas nádegas.

Outra consequência habitual do excesso de cortisol é a perda de densidade dos ossos, ou osteoporose, que afeta essencialmente a coluna vertebral, manifestando-se através de dores e de uma tendência para fraturas.

Além disso, costuma-se produzir um aumento da concentração sanguínea de glicose, o que pode provocar uma diabetes mellitus secundária.

Por outro lado, o excesso de aldosterona, uma hormônio que favorece a retenção de líquidos, participando no controlo da pressão arterial, costuma evidenciar-se pelo aparecimento de edemas dos membros inferiores, aumento do peso corporal e hipertensão arterial.

Por conseguinte, o excesso de androgênios costuma tornar a pele mais gordurosa e seborreica, o que favorece o aparecimento de acne. Nas mulheres, provoca uma perda da menstruação e também hirsutismo, ou seja, um crescimento excessivo dos pêlos corporais.

Outras manifestações da doença podem ser:

-Crescimento lento em crianças

-Acne ou infecções cutâneas

-Acúmulo de gordura entre os ombros (giba)

-Afinamento dos ossos, o que leva a fraturas nas costelas e na coluna vertebral

-Músculos fracos

-As mulheres com a síndrome de Cushing costumam ter:

-Excesso de pelos no rosto, no pescoço, no tórax, no abdome e nas coxas

-Os homens podem ter:

-Diminuição da fertilidade

-Diminuição ou falta de desejo sexual

-Impotência

Outros sintomas que podem ocorrer com essa doença:

-Alterações mentais, como depressão, ansiedade ou alterações no comportamento

-Fadiga

-Dor de cabeça

-Pressão alta

-Aumento da sede e da micção

Exames

O nível de açúcar ou de glóbulos brancos no sangue pode estar alto. O nível de potássio pode estar baixo.

Estes são os testes de laboratório que podem ser feitos para diagnosticar e identificar as causas da síndrome de Cushing:

-Níveis de cortisol sérico

-Níveis de cortisol salivar

-Exame de supressão de dexametasona

-Teste de urina de 24 horas para verificar o cortisol e a creatinina

-Nível de ACTH

-Teste de estimulação da ACTH (cosintropina)

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com