TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese

Monografias: Síntese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 4

A EVOLUÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL:

UMA MUDANÇA PARADIGMÁTICA

A gestão educacional é uma expressão que ganhou evidencia na literatura e aceitação no contexto educacional, e vem se constituindo em um conceito comum no discurso de orientação das ações de sistemas de ensino e de escolas.

O entendimento de gestão como concepção paradigmática não se encontra devidamente evidenciado e entendido, torna-se necessário apontar e esclarecer questões básicas dessa concepção. Considera-se que esse esclarecimento é fundamental para que as ações decorrentes sejam consistentes, claras e efetivas no seu direcionamento.

A concepção de paradigma resulta, da compreensão do modo como nosso pensamento é orientado para perceber o mundo, o que, por isso, determina o que vemos e o que deixamos de ver, e, em consequência, como reagimos diante da realidade.

A lógica da gestão é orientada pelos princípios democráticos e é caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas decisões sobre a orientação, organização e planejamento de seu trabalho e articulação de varias dimensões e dos vários desdobramentos de seu processo de implementação.

Algumas mudanças fundamentais implícitas na gestão envolvem, o entendimento de que problemas globais demandam ação conjunta; que ação conjunta, participativa, se associa a autonomia competente, que a concepção de gestão supera a de administração, e não a substitui.

Problemas globais demandam ação conjunta, abrangente e participativa

A educação e a questão do desenvolvimento da qualidade de ensino, em decorrência da sua complexidade, e pela multiplicidade de fatores e processos nelas intercorrentes, demandam uma orientação global, abrangente e interativa, com visão de longo prazo, em superação à localizada, descontextualizada e imediatista, identificada nas ações situacionais e de caráter ativista.

Ao longo da história de nossa educação, os esforços para a melhoria da qualidade do ensino têm privilegiado ações que focalizam, de acordo com a prioridade definida na ocasião, ora a melhoria de metodologia do ensino; ora o domínio do conteúdo pelos professores e/ou sua capacitação em processos pedagógicos, ora a melhoria das condições físicas e materiais da escola; ora as reformas do currículo em seu aspecto formal, ora os processos educacionais; ora o ensino, ora a aprendizagem.

A gestão é que permite superar a limitação da fragmentação e da descontextualização e construir, pela óptica abrangente e interativa, a visão e orientação de conjunto, a partir da qual se desenvolvem ações articuladas e mais consistentes.

Ação conjunta e participativa se associa a autonomia competente

A promoção de uma gestão educacional democrática e participativa está associada ao compartilhamento de responsabilidades no processo de tomada de decisão entre os diversos níveis e segmentos de autoridade do sistema de ensino e de escolas.

A nova óptica do trabalho de direção, organização e norteamento das ações de organizações educacionais, com objetivos de promover o desenvolvimento do ensino, voltado para a formação de aprendizagens significativas e formação dos alunos, lembra a necessidade e importância de que as decisões a respeito do processo de ensino e das condições especificas para realiza-lo sejam tomadas na própria instituição.

A autonomia não é soberania e é, em consequência, limitada, uma vez que ações mobilizadoras da energia do conjunto só são possíveis mediante uma liderança e coordenação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com