TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Do A.A.S

Dissertações: Síntese Do A.A.S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Aula prática nº6 – Determinação do Teor de Ácido Acetilsalicílico em AAS

Introdução

O ácido acetilsalicílico, também conhecido como AAS ou Aspirina, foi a primeira droga sintética a ser comercializada. Devido ao seu uso acentuado em várias partes do mundo, até os dias de hoje, vem sendo alvo de estudos e pesquisas no mundo todo. Atualmente o AAS é sintetizado por inúmeras indústrias farmacêuticas e é comumente distribuído na forma de comprimidos contendo 100 ou 500mg do princípio ativo. Estas apresentações são padronizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para utilização como analgésico. As formulações contendo 100 mg também são usadas como antiagregante plaquetário. O doseamento do ácido acetisalicílico em comprimidos está descrito em compêndios mundialmente acreditados e é realizado por método titrimétrico indireto1. O presente trabalho apresenta os resultados parciais de um projeto de iniciação científica que tem como objetivo determinar o teor de AAS em comprimidos distribuídos pelo SUS da cidade de Ribeirão Preto, a fim de averiguar a veracidade da informação apresentada no rótulo de cada formulação. A determinação do teor de ativo será realizada pelo método padrão, recomendado pela farmacopéia, que é baseado em titrimetria de neutralização e por espectrofotometria. Neste manuscrito são apresentados os resultados preliminares das análises realizadas.

Titulação

Titulação é o processo empregado em Química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pelo confronto com uma outra espécie química, de concentração e natureza conhecidas. A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado. A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão).

Existem vários tipos de titulação, entre elas destacam-se a titulação ácido-base, titulação de oxidação-redução e titulação de complexação. Neste processo faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado. O ponto de equivalência da reação é atingido quando o número de moles de íons H3O+ provenientes do ácido iguala o número de moles de íons OH- provenientes da base. Este ponto é determinado, na prática, pelo chamado, ponto final o qual é detectado, por exemplo, através da mudança de cor do indicador colorimétrico (ex.: fenolftaleína) mais apropriado à referida titulação ou através da curva de titulação.

Objetivo

Esta experiência tem como objetivo determinar o teor, em massa, de ácido acetilsalicílico em comprimidos de analgésicos como Melhoral®, Aspirina®, AAS® etc.

Procedimento Experimental

Trituramos dois comprimidos no cadinho pesamos 0,2006g de AAS, a seguir, colocamos 20mls de água e 30mls de álcool no erlemeyer, após adicionarmos a água no erlemeyer agitamos até a substância ficar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com