TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAM AUTO DESENVOLVIMENTO

Artigo: TAM AUTO DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

No atual mercado competitivo, as empresas buscam de todas as formas se aperfeiçoarem e conseqüentemente se tornarem mais competitivas.

Com a TAM não é diferente a empresa investi em capacitação contí-nua de seus colaboradores é um dos pontos principais de estratégica para se desta-car no mercado.

A empresa investi forte em treinamentos e capacitação pessoal, para dessa forma poder garantir a qualidade e segurança em seus serviços prestados.

2 DESENVOLVIMENTO

Com a globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, surge uma eloqüente constatação na maioria das organizações: o grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nelas trabalham. São as pessoas que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios das empresas.

Mas para que essas pessoas possam executar seu trabalho com efi-ciência elas precisam estar bem treinadas e motivadas. Entende-se que o treina-mento deve incentivar o funcionário a se auto-desenvolver.

O treinamento passa por quatro etapas que são: levantamento das necessidades, programa do treinamento, implementação do programa de treinamen-to e por final avaliação dos resultados do treinamento.

Os treinamentos têm como finalidade melhorar o desenvolvimento profissional do ser humano na sua organização, e no desempenho das suas funções além de ser o processo que visa à preparação e ao aperfeiçoamento das habilidades e dos conhecimentos dos funcionários de uma organização. “Treinamento é um processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho.” Onde o mesmo objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho.

Para a TAM investir na capacitação contínua de seus colaboradores é um dos pontos principais de estratégica para se destacar no mercado.

Para isso a TAM necessita ter muita flexibilidade e observar qual a melhor forma e o melhor estilo de aprendizado a ser entregue, para que seja absor-vido por todos os seus colaboradores. Por essa razão, a empresa esta sempre bus-cando novas mídias e ferramentas.

O treinamento na TAM é realizado em duas partes: em sala de aula e em simulador. Uma vez feito isso, periodicamente o piloto retorna para se reciclar, anualmente. Os treinamentos são in company dentro da própria empresa, para TAM isso é um beneficio enorme. A TAM possui uma academia de treinamentos.

Treinamento com simulador de vôo é reproduzir a realidade de for-ma precisa. Com trovões, neve, turbulências, todas as adversidades possíveis.

A TAM possui um link direto com os centros de treinamento da Boe-ing e da Airbus, onde as informações circulam a todo tempo. Essa transmissão de dados via web aperfeiçoa a reavaliação e dá ao profissional autonomia de consulta na fonte da informação necessária.

A empresa preza o zelo pela qualidade do atendimento e tem como atenção principal a linha de frente que vai desde o pessoal de check-in ate a tripula-ção técnica e comercial.

LOFT é a aplicação prática da filosofia e conceitos de CRM. É um treinamento de gerenciamento de vôo em tempo real, praticado em simulador, e ori-entado para a linha aérea. Este treinamento é concebido para que a tripulação, me-diada pelo Facilitador, tenha a oportunidade de auto-analisar o comportamento ado-tado com relação à gestão dos recursos para a operação de vôo, esta fase é filmada e tem a duração prevista de 01 hora.

A implementação do LOFT visa melhorar ainda mais o padrão de segurança de vôo da companhia.

A qualidade de vida no trabalho pode ser entendida como a preocu-pação com o bem-estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas, envolvendo tanto aspectos físicos e ambientais, como os aspectos psicoló-gicos do local de trabalho.

A empresa TAM pode melhorar a saúde e qualidade de vida de seus funcionários através de: coordenação ou comitê de segurança: criar grupos de fun-cionários que coordenem as atividades de segurança, com os demais departamen-tos da corporação e organização externa; organizar equipe de emergência: formar e treinar uma equipe de emergência para permitir que a empresa possa enfrentar situ-ação de emergência ou iminência de acidente, o responsável pela equipe de emer-gência deve estar familiarizado com todos os processos, conhecendo as instalações os respectivos riscos e os sistemas de proteção; auditoria e atualização periódica: periodicamente, revisar ou auditar a execução das etapas para avaliar efetivamente, se estão sendo realizadas com sucesso.

Quando tratamos de educação corporativa podemos entendê-la co-mo aquela que é desenvolvida dentro das organizações com foco bem especifico de promover a disseminação de conhecimento dentro do ambiente organizacional.

Educação corporativa dentro de uma organização tem como objeti-vo, através de treinamentos, cursos e workshops, poder desenvolver as habilidades dos colaboradores atuais ou oferecer novas habilidades à medida que muda o tem-po, as condições e o contexto em geral do mundo do trabalho.

A educação corporativa se torna, portanto, imprescindível para qual-quer tipo de organização. A educação dentro de uma empresa é capaz de fazer com que o funcionário passe a se perceber como parte integrante do coletivo.

3 CONCLUSÃO

Conclui-se com esse estudo a importância do processo de treina-mento como uma vantagem para a conquista da qualidade dentro de uma organiza-ção. Notou-se que não adianta apenas motivar o empregado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com