TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Controle De Qualidade Na Industria De Confecções

Por:   •  1/5/2013  •  5.223 Palavras (21 Páginas)  •  1.317 Visualizações

Página 1 de 21

A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FACILITADOR NA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE QUALIDADE: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

RESUMO

O cenário que se desenha no século XXI aponta para uma completa revolução organizacional e tecnológica no mundo da moda, a criatividade e inovação são ávidas por novidades que tenham a capacidade de respostas rápidas ao mercado. Esta nova cultura envolve as pessoas e os processos industriais de uma forma dinâmica e sistêmica e interativa. A capacidade de produção das sociedades estão interligados diretamente aos processos informaçionais e de conhecimento que o ser humano possui, quanto mais conhecimento e capacidadade tiver o profissional, quanto as habilidades técnicas e competências interpessoais, mais assertivas serão suas decisões. A qualidade pessoal pode ser um fator determinante tanto no crescimento como no fracasso de uma organização. Portanto, o melhor lugar para se iniciar o desenvolvimento da qualidade, é dentro da empresa, desenvolvendo as atitudes e habilidades e competências das pessoas. O presente estudo compreende uma pesquisa bibliográfica voltada para implantação de projetos de qualidade.

Palavras-chave: Projeto de Qualidade, Gestão do Conhecimento, Desenvolver habilidades.

KNOWLEDGE MANAGEMENT AS A FACILITATOR IN THE KNOWLEDGE MANAGEMENT AS A FACILITATOR IN THE IMPLEMENTATION OF QUALITY PROJECTS: A LITERATURE SEARCH

ABSTRACT

The scenario that emerges in the XXI century points to a complete organizational and technological revolution in the world of fashion, creativity and innovation are eager to fast-moving news. This new culture involves people and industrial processes in a dynamic, interactive and systemic. The production capacity of societies are linked directly to information processes and knowledge that man has, the more knowledge and capacity have the professional and technical skills and interpersonal skills, be more assertive decisions. The quality staff can be a determining factor in both the growth as the failure of an organization. Therefore, the best place to start the development of quality is within the company, developing attitudes and skills and competences. This study comprises a literature search focused on the implementation of quality projects.

Keywords: Project Quality, Knowledge Management, Developing Skills

Introdução

O presente estudo mostra como a Gestão do conhecimento pode ser facilitadora no desenvolvimento de um projeto de qualidade na Indústria da Moda.

O objetivo geral, portanto, é desenvolver um Projeto de Qualidade Integrada, iniciando pelo desenvolvimento das pessoas, sensibilizando todos do setor na implantação desta nova cultura, ancorada pela Gestão do Conhecimento; através do planejamento, controle e melhoramento das ações, aperfeiçoando os processos, criando um sistema de gestão mais seguro, e profissionais mais capacitados.

Para Nonaka e Takeuchi (1997) “Os indivíduos adquirem conhecimento movendo-se em ciclos entre o conhecimento implícito e o explicito”. Absorvendo informações codificadas verbalmente, documentadas e experiências através da vivência e observação com outros indivíduos, este processo de aprendizado é definido como socialização, método de proximidade com pessoas mais experientes.

Hoje, a preocupação não é apenas desenvolver bens de qualidade, e sim melhorar as relações humanas, fortalecer a comunicação, formar espírito de equipe e manter padrões éticos elevados. Essa mudança de paradigma é muito positiva. As organizações buscam gerar ambiente apropriado para que as pessoas fixem metas claras para sua qualidade pessoal e profissional, compartilhando conhecimentos. Foi implementada uma pesquisa aplicada com método da observação, a fim de identificar as necessidades da empresa e analisar a satisfação dos funcionários em relação a mesma, envolveu 250 colaboradores da indústria do Setor do Corte de nível operacional.

A idéia de implementar essa parceria de Gestão do Conhecimento X Gestão da qualidade foi muito bem vista, em função da empresa está passando por um processo

de realinhamento estrutural do Setor de RH. A empresa tem estabilidade econômica e financeira é bem conceituada no mercado, e busca ser a maior e melhor das Américas no ramo que atua; está situada na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte e desempenha a atividade de fabricação de roupas fast fashion.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com