TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE PRODUÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE DE UMA INDÚSTRIA ESPECIALIZADA NA FABRICAÇÃO DE MATÉRIAS PRIMAS DE PANIFICAÇÃO E LATICÍNIOS

Por:   •  24/5/2016  •  Artigo  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE PRODUÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE DE UMA INDÚSTRIA ESPECIALIZADA NA FABRICAÇÃO DE MATÉRIAS PRIMAS DE PANIFICAÇÃO E LATICÍNIOS

Jeferson Dieter Heinle

Resumo: A produção tem um papel essencial para empresa, e por este motivo ela deve ser planeja e controlada constantemente, para que a indústria possa atender a demanda do mercado dentro dos prazos e de maneira eficiente. A qualidade é um requisito básico para que a empresa possa se manter viva no mercado, por este motivo as empresas possuem rigorosos programas de controle de qualidade, para que seus produtos cheguem ao consumidor em perfeitas condições, os programas mais utilizados são o de Boas Práticas de Fabricação e o 5s.

Abstrat:The production has a key role in the company, and for this reason it must be planned and controlled constantly , so that the industry can meet the market demand on time and efficiently. Quality is a basic requirement for the company to stay alive in the market, for this reason companies have strict quality control programs, so that their products reach the consumer in perfect condition , the most widely used programs are the Best Practices Manufacturing and 5s .

Palavras-chaves: Produção, Layout, Controle de qualidade.

1 INTRODUÇÃO

O sistema de produção de uma indústria deve ser bem planejado e controlado, para que consiga atender a demanda dentro dos prazos e com o máximo de eficiência possível, para isso as empresas adotam o programa de PCP ( planejamento e controle de produção), que dedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques, emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção.

O controle de qualidade é essencial para o sucesso de uma empresa, ele adotado por organizações de diferentes segmentos em todo mundo com o objetivo de definir padrões para fabricação, políticas e ações, de maneira eficaz. É um sistema que considera o grau de satisfação do consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e sociedade, como um todo.

O presente artigo, pretende mostrar o sistema de produção de uma indústria especializada na fabricação de matérias-primas de panificação e laticínios, bem como seu layout produtivo, e seu rigoroso o controle de qualidade.

2 INDUSTRIA

A empresa Suprimax conta atualmente com 20 colaboradores, com modernos equipamentos para a fabricação de matérias-primas para as industrias de panificação e laticínios, Conta com um rigoroso controle de qualidade, garantindo aos seus clientes produtos conforme as legislações vigentes e de acordo com o Programa de Boas Práticas de Fabricação e o programa 5s.

2.1 Maquinários Utilizados

Os maquinários necessários para a fabricação dos produtos lácticos que são em maiores contidades, são: Um misturados de inox para mil quilogramas, com um silo embutido na parte de baixo do mesmo, uma esteira para o transporte das matérias-primas, uma seladora ar quente, e uma datadora para embalagens. E para a fabricação dos produtos para panificação são necessários: Um misturador de inox para duzentos quilogramas, também com um silo embutido na parte de baixo, uma seladora ar quente, uma datadora para embalagens e um misturador para liquídos de inox.

2.2 Produção

Produção é o processo pelo qual uma empresa transforma os fatores de produção adquiridos em produtos e serviços para a venda no mercado. A firma compra insumos e combina-os segundo um processo de produção escolhido e vende produtos no mercado. 

A produção da suprimax conta com oito colaboradores diretos, que produzem mensalmente cerca de cinquenta toneladas de produtos, sua área produtiva contém 600 metros quadrados, e possui modernos equipamentos e maquinas.

O processo de fabricação consiste primeiramente na emissão das ordens de produção para o setor da pesagem, onde é realizada a pesagem dos produtos, após isso, o produto pesado é transportado através de uma esteira para perto do misturador onde é colocado para misturar, e misturado até que esteja pronto para o envaze, assim que pronto o produto é envazado em suas determinadas embalagens, que são seladas e encaixotadas.

A capacidade produtiva da fabrica é de aproximadamente 2500 Kg/dia, ela possui duas linhas de produção, uma para produtos lácticos e outra linha de panificação.

2.3 Layout

O layout de uma operação produtiva preocupa-se com a localização física dos recursos de transformação. Colocado de uma forma simples, definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas e equipamentos e todo o pessoal da produção.

Os principais objetivos de um layout produtivo são: expandir a capacidade produtiva, minimizar os deslocamentos tanto de pessoas quanto de materiais, gerar conforto e segurança, permitir o controle da quantidade de matéria-prima e de produto acabado e sua qualidade, além de reduzir investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (188.6 Kb)   docx (110.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com