TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: Calcular, Um Novo Olhar Para A Matemática.

Trabalho Universitário: TEMA: Calcular, Um Novo Olhar Para A Matemática.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  3.980 Palavras (16 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 16

TEMA: Calcular, um novo olhar para a Matemática.

Japorã - MS /2014

PROJETO PARA DESENVOLVER UMA OFICINA DE MATEMÁTICA COM O USO DE CALCULADORA.

TEMA: Calcular, um novo olhar para a Matemática.

PÚBLICO ALVO: Professores e alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos da rede do município de Japorã.

JUSTIFICATIVA:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais o uso da calculadora contribui significativamente para se repensar o processo da aprendizagem da matemática, pois à medida que relativiza a importância do cálculo mecânico e da simples manipulação algébrica, possibilita aos alunos o desenvolvimento de um interesse pelas atividades de investigação, favorecendo a busca e o desenvolvimento de estratégias de resolução de situações-problema, desenvolvendo atitudes positivas diante do seu estudo. Constata-se ainda que seja um recurso útil para a verificação dos resultados, correção dos erros, podendo ser um valioso instrumento de auto avaliação.

De acordo com Falzetta (2001, p.19) para ensinar matemática de verdade é preciso utilizar a história da Ciência, jogos e brincadeiras, materiais de manipulação e recursos tecnológicos, como a calculadora.

Baseado nós da SEMEJ, pensamos em um Projeto para desenvolver uma oficina constituindo-se numa estratégia didática, facilitadora do processo de ensino aprendizagem de matemática, nas E.J.A. Educação de Jovens e Adultos. O mesmo busca através das práticas do professor e do cotidiano do aluno, ensinar as operações matemáticas e fundamentos, corrigindo as distorções oriundas destas turmas, as quais os alunos perpassaram. Nesse sentido, o projeto justifica-se por promover de forma indireta a interdisciplinaridade entre o núcleo de exatas aqui representadas pela matemática com as linguagens, mostrando de forma simples e concisa, as diversas operações e conceitos matemáticos incutidos no cotidiano do aluno.

OBJETIVOS:

Aproveitar algumas situações espontâneas, surgidas no cotidiano das aulas de matemática para gerar discussões entre os alunos;

Identificar e reconhecer os recursos que a calculadora pode nos oferecer.

Reconhecer a sua utilização para desenvolver o raciocínio lógico, agilizando o cálculo mental, aumentando a concentração no processo de resolução de problemas, operações e conceitos de estimativas.

Desenvolver a investigação e exploração de conceitos e ideias e de cálculos complexos.

Relacionar ideias, formular e testar hipóteses, fazer pequenas explorações e concluir com a mecanização.

Utilizá-la como recurso de verificação e análise dos resultados de estimativas, detectando erros a fim de corrigi-los.

Conhecer a história da Matemática através dos tempos.

ATIVIDADES DESENVOVIDAS NA ESCOLA:

METODOLOGIA:

1º MOMENTO:

ENTREGA DO KIT MATEMÁTICO: O Sr. Prefeito Municipal Vanderlei de Oliveira Bispo, o Sr. Secretário Municipal de Educação Nivaldo Dias Lima juntamente com os Coordenadores da Semej. : Valdinei Pavanalli da área de Matemática e Márcia Cristina Bueno Henriques – da área de alfabetização, fará entrega de um Kit Matemático contendo:

• 01 bolsa;

• 01 calculadora;

• 01 caderno brochura grande;

• 01 caderno brochura pequeno;

• 01 régua;

• 02 canetas;

• 01 lápis;

• 02 borrachas;

• 01 tesoura;

• 01 cola;

• 01 apontador;

• 01 estojo.

2º MOMENTO:

INTRODUÇÃO DO PROJETO: Os Coordenadores da Semej, juntamente com os professores das turmas fará introdução do Projeto na Sala de Multimídia, explanando- o, justificando o uso, a importância da calculadora no seu dia a dia e sua origem.

3ºMOMENTO:

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO: O professor da turma irá juntamente com seu coordenador da escola, montar um cronograma, a ser trabalhado com esta oficina, visando contemplar no mínimo duas aulas semanais, no decorrer deste semestre para execução desta oficina. (Tendo sempre o cuidado de estar inserido no seu planejamento);

4º MOMENTO:

DESENVOLVIMENTO DA OFICINA:

• O Professor poderá proporcionar um dialogo com seus alunos, mostrando a importância da Oficina em sua prática no cotidiano.

• Podendo inserir o anexo de apresentação da calculadora, assim o mesmo poderá explorar os textos, a escrita, a leitura, o conhecimento das teclas da calculadora, os jogos, ...

• Sugerir para os alunos trabalharem em grupos que sejam organizados por eles próprios, deixando-os que eles estipulam o número de componentes por grupo, dando-lhes assim autonomia nas decisões e foram realizadas as seguintes atividades: confecção de cartazes explicativos sobre as funções das teclas da calculadora e apresentações dos mesmos, atividades em fichas de trabalho na forma de situações-problema (desafios) que eram resolvidos através da elaboração de estratégias e com uso da calculadora, pesquisa de campo sobre a popularidade da calculadora e seu uso em sala de aula, tabulação e análise dos dados, construção de gráficos, gincana de cálculos, momentos de discussão sobre as estratégias empregadas para a resolução das atividades e da interferência da calculadora na realização das mesmas e momentos de avaliação das atividades desenvolvidas.

• Uma sugestão seria levar para sala panfletos de lojas e simular compras;

• Outra seria pedir para os alunos trazerem de suas casas contas do seu cotidiano. Ex. água, luz, mercado, enfim calcular despesas mensais, podendo explorar ou simular um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com