TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: FINANÇAS EMPRESARIAIS A ADMINISTRAÇÃO E SUA ATUAÇÃO

Monografias: TEMA: FINANÇAS EMPRESARIAIS A ADMINISTRAÇÃO E SUA ATUAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.867 Palavras (12 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Nas empresas, o conhecimento das diversas fontes de financiamentos pode ser um grande diferencial, a administração financeira trata dos assuntos relacionados à administração. As questões relacionadas às decisões financeiras requerem uma série de cuidados no tocante aos seus aspectos, exigindo uma análise mais profunda.

Uma vez concluído o “saber administrar”, é responsável pelo bom andamento da organização, ou seja, pelo seu sucesso, e que isso implica tomar decisões financeiras mais eficientes, que supostamente são fornecidas com base nas informações de dados levantados pela administração financeira, fica claro, então, a responsabilidade do administrador financeiro no fornecimento de informações e nas decisões tomadas e a importância delas.

Os administradores, de uma forma em geral, têm seu empenho voltado para a solução de problemas relacionados ao capital de giro, dentre os quais pode-se citar principalmente, o gerenciamento de estoques.

Muitos são os esforços despendidos na execução de um planejamento financeiro. É uma atividade que requer centenas de dados coletados e digitados por meio de informações coletadas dentro e fora da organização.

Desenvolvimento

É uma atividade que requer centenas de dados coletados e digitados por meio de informações coletadas dentro e fora da organização. Sua importância nem sempre é percebido quando fala em alocação dos recursos e monitoramento do desempenho da organização, em muitos casos, quando as organizações se dão conta da sua necessidade, já é tarde demais.

O planejamento financeiro deve estar diretamente a estratégia da empresa a fim de executá-la. As empresas que tomarem agora a decisão de colocar em prática uma solução de planejamento financeiro eficiente estarão muito mais capacitadas a alcançar uma real vantagem competitiva sobre seus concorrentes no mercado. O planejamento financeiro pode ser pode ser descrito como ato de planejamento, preparação, planificação ou até um conjunto de decisões. Um planejamento financeiro eficiente aparece quando os diferentes projetos de investimentos são expostos, bem como seus pontos positivos e negativos e de quando o conjunto de ações para a capacitação de recursos disponíveis no mercado é demonstrado. Esse planejamento financeiro abre a visão da empresa para um contexto amplo, com diferentes ângulos, permitindo dessa forma a melhor tomada decisão quanto a tipo e momento de captação de recursos.Podemos classificar o planejamento financeiro de longo prazo as ações projetadas para o futuro, acompanhando a previsão de seus reflexos financeiros. Tais planos tendem a cobrir um período de dois a dez anos, mas precisam ser revistos sempre, a fim de que a informações e as ações não fiquem ultrapassadas.

O lucro é o objetivo almejado, quando se toma uma decisão de investimento em novos produtos, desta forma, um projeto com investimento em publicidade não deveria ser apenas uma despesa, e sim uma previsão de elevação das vendas associadas a toda ação empregada no projeto. Neste caso, o planejamento de longo prazo pode ser usado como instrumento para estabelecer metas de desempenhos. Um dos principais motivos de dificuldade financeira e falência nas organização é a falta de um planejamento financeiro.

Para que um planejamento financeiro possa ser bem estruturado, um ponto é a previsão de vendas, pois com essa previsão pode ser adotados planos alternativos de produção que sempre considerarão o tempo necessário para a transformação da matéria-prima em produção. Com o planejamento de produção bem estruturado, a empresa tem subsídios suficientes para calcular a mão de obra que será empregada no processo do resultado de caixa projetado. Para curto prazo, o orçamento de caixa é uma ferramenta básica e importante. Para que esse orçamento de caixa seja realizado, alguns pontos precisam ser considerados, principalmente o recebimento, que são todas as entradas de caixa durante o período. Com o planejamento financeiro é que a organização poderá programar os investimentos futuros e até projetar financiamentos no caso de problemas e caixa. Com ele, o administrador financeiro passa a ar uma visão de todas as entradas e saídas no período.O planejamento financeiro é u aspecto importante das atividades da empresa porque oferece orientação das providências tomadas pela organização para que atinja seus objetivos. Dois elementos essenciais do processo de planejamento financeiro são os planejamentos de caixa e os planejamentos de resultados. O primeiro envolve a elaboração do orçamento de caixa. O segundo exige a elaboração de demonstrações projetadas. Tanto o orçamento de caixa quanto demonstrações projetadas são úteis para fins de planejamento financeiro interno; também são comumente registrados por fornecedores atuais e futuros de recursos financeiros.

A demonstração do resultado tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses. De acordo com a legislação mencionada, as empresas na Demonstração de Resultado do Exercício discriminar:

• A receita bruta das vendas e serviços as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

• Receita líquida das vendas, as despesas financeiras, reduzidas das receitas, as despesas operacionais;

• O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

• As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência de empregados, que não se caracterizem como despesas;

• O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante para ação do capital social.

Na determinação da apuração dos resultados do exercício serão computados em obediência ao princípio da competência.

- As receitas e os rendimentos ganhos no período, independente de suas realização em moeda;

- Os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorrigidos correspondentes a essas receitas e rendimentos.

DRE – Demonstração do Resultado dos Exercícios. Período de 31/12/2003.

Empresa XXX Comércio LTDA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com