TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA CLASSICA

Pesquisas Acadêmicas: TEORIA CLASSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  3.798 Palavras (16 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 16

Teoria Clássica da Administração

Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administração Cientifica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França, espraiando-se rapidamente pela Europa, a Teoria Clássica da Administração. Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Na realidade, o objetivo de ambas as teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações. Segundo a Administração Cientifica, essa eficiência era lançada por meio da racionalização do trabalho do operário e no somatório da eficiência individual.

Na Teoria Clássica, ao contrário, partia-se de todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como sessões, departamentos etc.) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas). A microabordagem no nível individual de cada operário com relação à tarefa é enormemente ampliada no nível da organização com um todo em relação a sua estrutura organizacional.

A Obra de Fayol

Henry Fayol (1841-1925), o fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as conseqüências da Revolução Industrial e, mais tarde, da Primeira Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde fez sua carreira. Fayol expôs sua Teoria de Administração no livro Administration Industrielle et Générale, publicado em 1916. Seu trabalho, antes da tradução para o inglês, foi divulgado por Uriwick e Gulick, dois autores clássicos.

As funções Básicas da Empresa

1. Funções Técnicas: produção de bens ou serviços da empresa

2. Funções Comerciais: compra, venda, permutação

3. Funções Financeiras: procura e gerência de capitais

4. Funções de Segurança: proteção e preservação de bens e das pessoas

5. Funções Contábeis: inventários, registros, balanços, custos e estatísticas

6. Funções Administrativas: integração de cúpula das outras cinco funções. Coordenação e sincronização.

Alega Fayol que “nenhuma das cinco funções essenciais precedentes tem o encargo de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social, de coordenar os esforços e de harmonizar os atos. Essas atribuições constituem outra função, designada pelo nome de Administração” (Fayol apud Chiavenato, 2003 p.80).

A visão de Fayol sobre as funções básicas da empresa está ultrapassada. Hoje, as funções recebem o nome de áreas da administração: as funções administrativas recebem o nome de administração geral; as funções técnicas, o nome de área de produção, manufatura ou operações; as funções comerciais, de área de vendas/marketing. As funções de segurança passam para um nível mais baixo. Depois surgiu a área de recursos humanos ou gestão de pessoas.

Conceito de Administração

Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da Administração, isto é, as funções do administrador, a saber:

1. Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.

2. Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.

3. Comandar: dirigir e orientar o pessoal.

4. Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.

5. Controlar: Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as

ordens dadas.

São os elementos da Administração que constituem o chamado processo administrativo: são localizáveis no trabalho do administrador que qualquer nível ou área de atividade da empresa como atividades administrativas essenciais.

Assim, as funções universais da Administração são:

1. Previsão: envolve a avaliação do futuro e o aprovisionamento em função dele.

2. Organização: proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.

3. Comando: leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais.

4. Coordenação: harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Ela sincroniza coisas e ações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins.

5. Controle: verificação para certificar se as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar os erros, retificá-los e prevenir recorrência.

Proporcionalidade das Funções Administrativas

Para Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa, isto é, ela se reparte por todos os níveis da hierarquia da empresa e não é privativa da alta cúpula. Em outros termos, a função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilegio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. À medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa, à medida que se sobe na escala hierárquica, mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas.

Diferença entre Administração e Organização

Ainda que reconhecendo o emprego da palavra Administração como sinônimo de organização, Fayol faz uma distinção entre ambas as palavras. Para ele, administração é um todo do qual a organização é uma das partes. O conceito amplo e compreensivo de Administração – como um conjunto de processos entrosados e unificados – abrange aspectos que a organização por si só não envolve, tais como os padrões da previsão, comando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com