TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Clássica da Administração

Resenha: Teoria Clássica da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Resenha  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria Clássica da Administração:

Henri Fayol

Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizado pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção da aplicação do topo para baixo (da gerencia para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu a teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural. Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administração Cientifica nos estados Unidos, em 1916 surgiu na França, espraiando-se rapidamente pela Europa, a Teoria Clássica da Administração. Se a Administração Cientifica se caracteriza pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.

As funções básicas da empresa:

Funções técnicas: relacionada com a produção de bens ou serviço da empresa.

Funções comerciais: relacionadas com compra, venda e permutação.

Funções financeiras: relacionadas com procura e gerencia de capitais.

Funções de segurança: relacionadas com proteção dos bens e das pessoas.

Funções contábeis: relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatística.

Funções administrativas: relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.

Conceito Administrativo

Fayol define o ato de administração como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da administração.

Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.

Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.

Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.

Controlar: Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Teoria da Burocracia

A Teoria da Burocracia surgiu na Teoria Geral da Administração, por volta da década de 1940, quando a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas disputam entre si o espaço na teoria administração e apresentavam sinais de obsolescência e exaustão para sua época. Foi formalizada por Max Weber que, partindo da premissa de que o traço mais relevante da sociedade ocidental, no século XX, era o agrupamento social em organizações, procurou fazer um mapeamento de como se estabelece o poder nessas entidades. Construiu um modelo ideal, no qual as organizações são caracterizadas por cargos formalmente bem definidos, ordem hierárquica com linhas de autoridade e responsabilidades bem delimitadas. Assim, Weber cunhou a expressão burocrática para representar esse tipo ideal de organização, porém ao fazê-lo, não estava pensando se o fenômeno burocrático era bom ou mau. Weber descreve a organização dos sistemas sociais ou burocracia, num sentido que vai além do significado pejorativo que por vezes tem. Burocracia é a organização eficiente por excelência. E para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e minuciosamente como as coisas deverão ser feitas.

Uma cuidadosa apreciação crítica da burocracia leva-nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com