TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMINAIS DE CONSULTA PARA COPA DO MUNDO 2014

Monografias: TERMINAIS DE CONSULTA PARA COPA DO MUNDO 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  3.655 Palavras (15 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 15

Resumo

O objetivo deste documento é descrever brevemente o projeto de implantação de terminais para consulta de informações durante copa do mundo de futebol de 2014, a ser realizada no Brasil. Nestes terminais estarão disponíveis informações não apenas sobre as partidas disputadas, mas também sobre outras atrações e pontos turísticos das cidades sede. Com esse propósito, serão levantadas todas as informações pertinentes ao funcionamento dos equipamentos, a forma como receberão as informações, análise de impacto ambiental bem como avaliação de custo estimado versus benefício trazido.

Palavras-Chave: TERMINAIS, COPA, FUTEBOL, BRASIL.

Abstract

The purpose of this paper is to briefly describe the deployment project of terminals to query information during the World Cup of Soccer 2014, to be held in Brazil. In these terminals will be available not only information about the matches, but also about other attractions and sights of the host cities. For this purpose, will be raised all information relevant to the operation of the equipment, how will the data be distributed, environmental impact analysis and evaluation of estimated cost versus benefit brought.

Keywords: TERMINAIS, COPA, FUTEBOL, BRASIL.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

1. DEFINIÇÃO DO HARDWARE E SISTEMA OPERACIONAL 7

1.1 HARDWARE 7

1.2 TERMINAL 11

1.3 SISTEMA OPERACIONAL 12

2 - APLICAÇÃO E INTERFACE 13

2.1 FLUXO DE OPERAÇÃO DO APLICATIVO 13

2.2 INTERFACE E TELAS 14

COMUNICAÇÃO E ORIGEM DOS DADOS 17

3.1 COMUNICAÇÃO DOS TERMINAIS E ACESSIBILIDADE 17

3.2 ORIGEM DOS DADOS 18

4 SUSTENTABILIDADE E FUNÇÃO SOCIAL 20

4.1 SUSTENTABILIDADE 20

4.2 FUNÇÃO SOCIAL: LEGADO PARA O FUTURO 21

5 - ASPECTOS FINANCEIROS E CRONOGRAMA 22

5.1 CRONOGRAMA DO PROJETO 22

5.2 CUSTOS DE IMPLEMENTAÇÃO 24

6 CORRELAÇÃO COM DISCIPLINAS DO CURSO 25

CONCLUSÃO 27

REFERÊNCIAS 28

INTRODUÇÃO

Com a realização da copa do mundo de futebol em 2014 no Brasil, ficaram ainda mais evidentes nossas limitações no que tange a infra estrutura. É notório que os preparativos para a realização de um evento desse porte serão acelerados e daqui em diante inúmeras oportunidades estão abertas em resposta a esse grande desafio. Nosso objetivo ao longo deste trabalho é apresentar uma proposta completa e integrada para endereçar um destes desafios: prover informações relevantes às pessoas que estarão nas cidades sede.

Para isso elaboraremos estudo sugerindo toda a infraestrutura necessária para implantação de terminais eletrônicos de consulta que possam fornecer informações sobre os jogos, meios de transporte, pontos de venda, lojas, etc. Estes equipamentos estarão localizados em locais estratégicos nas regiões metropolitanas no entorno de onde serão realizadas as partidas (majoritariamente estações de metrô, aeroportos e terminais de transporte).

O ambiente teve também em sua concepção preocupação em garantir as melhores práticas de sustentabilidade, a fim de garantir que seu impacto ambiental fosse o menor possível através da utilização de material reciclável na estrutura física dos terminais por exemplo. Somamos a isso a premissa de manter os terminais operando após a realização do evento, de modo que possam atender a população com informações de transporte, trânsito, meteorologia, serviços públicos e atrações turísticas de cada cidade.

Apresentaremos análise dos custos envolvidos na aquisição do hardware, instalação, customização de software e manutenção de modo a embasar a viabilidade de execução, bem como o cronograma mostrando que é possível a despeito de todas as dificuldades concluírem a entrega em tempo hábil para a realização do evento em junho de 2014.

Por fim, apresentaremos a correlação entre as escolhas que fizemos e as disciplinas apresentadas ao longo do curso, as quais embasaram o rumo e execução do projeto.

1. DEFINIÇÃO DO HARDWARE E SISTEMA OPERACIONAL

1.1 HARDWARE

A máquina a ser utilizada necessariamente deveria atender a algumas premissas, a saber: portabilidade suficiente para ser remanejada sem grandes transtornos, baixa geração de calor a fim de evitar necessidade de refrigeração adicional, compatibilidade com sistemas operacionais atuais e custo baixo o suficiente para poder ser reposto prontamente caso necessário.

Considerando estas variáveis e a disponibilidade de equipamentos no mercado, optamos por adquirir um sistema pré-montado baseado em tecnologia Intel® Atom™. Dessa maneira temos total compatibilidade com aplicações desenvolvidas para rodarem ambiente de instruções Intel X86, a um custo efetivo reduzido. O sistema pelo qual optamos é montado pela empresa Mini-Boxe atende pela designação M350 tendo como system board (placa-mãe) uma Intel D2500HN cujas especificações e imagem (Fig. 1 e 2) seguem abaixo:

Processador Intel Atom Processor D2500 (Dual Core)

1.86GHz

Chipset Intel NM10 Express Chipset

L2 Cache 512 KB x 2 L2 Cache

Memoria Single channel DDR3 1066/800 MHz

2x DIMMs (expansível até 4GB)

Placa gráfica VGA Integrada onboard

Alimentação 24 Pin ATX

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com