TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG - TRABALHO EM GRUPO

Monografias: TG - TRABALHO EM GRUPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 4

Um estudo sobre perícia contábil aplicado numa empresa fictícia: Indústria e Comércio de Alimentos Sul Azul Ltda.

Na região sul do nosso país há uma predominância de indústrias voltadas para a fabricação de alimentos em geral e lá está também a empresa “Indústria e Comércio de Alimentos Sul Azul Ltda.”, composta de quatro sócios com participações iguais: Lúcia Helena da Silva, José Américo da Nascimento, Luciana Regina dos Santos e Jorge Luís de Souza. Esses quatro colegas de infância, após trabalharem em empresas da região, resolveram montar a sua própria empresa. Lúcia Helena e Luciana Regina sempre trabalharam na área administrativa, mas, por motivos financeiros, estudaram até o ensino médio; Jorge Luís exerceu, em várias empresas, atividades relacionadas à área de produção, foi encarregado, supervisor, enfim, diversas funções; o José Américo, por sua vez, filho de uma das famílias tradicionais de Americana, concluiu seu curso superior em Administração.

A “Sul Azul” já está no mercado há mais de oito anos e agora pretende ampliar suas vendas exportando seus alimentos para a Europa e, após a contratação de uma consultoria especializada, escolheu a Itália para efetuar suas vendas. Os negócios iam de vento em popa até José Américo receber a notícia de seu médico de que estava com uma grave doença e precisava de um tratamento com a máxima urgência e, assim, afastou-se da empresa. Lúcia e Luciana passaram a cuidar também da parte financeira da “Sul Azul”, função até então muito bem executada por José Américo. Após uma reunião com a Sra. Mafalda, gerente do banco no qual a “Sul Azul” tem sua conta corrente, as sócias ficaram sabendo das dívidas assumidas por José Américo, as quais têm a “Sul Azul” como fiadora, ou seja, na falta do pagamento por José Américo, a respectiva empresa torna-se devedora. O susto é de imediato e, no mesmo dia, informam Jorge Luís sobre a situação.

Devido à gravidade de sua enfermidade, as dívidas assumidas por José Américo equivalem a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), informações vindas da Sra. Mafalda. Os três sócios buscam informações com o Sr. Roberto Macedo de como devem proceder nessa situação, ou seja, se realmente a empresa está comprometida com tais dívidas. O Sr. Roberto é contador da “Sul Azul” há mais de cinco anos e, por ser extremamente cauteloso, sugere a contratação de um perito para analisar a situação, teme por novas “surpresas”, ou seja, até que ponto a “Sul Azul” está comprometida com os negócios pessoais do sócio José Américo. Vale informar que

José Américo já está no terceiro casamento, pagando pensão alimentícia aos seis filhos menores e também às ex-esposas.

O perito é contratado pelos sócios da “Sul Azul”. Sr. Lucas é um profissional altamente qualificado e conhecido na região e o trabalho de perícia da empresa é iniciado de imediato.

Pede-se:

Analisar os trabalhos de perícia realizados pelo Sr. Lucas e responder as questões propostas, mencionando o respectivo item da NBC PP 01 – Normas Brasileiras de Contabilidade – Perícia Contábil (Resolução CFC nº 1.244/09):

a) O Sr. Lucas, contratado para efetuar a perícia na “Sul Azul”, apesar de toda experiência no assunto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com