TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE MADEIRA, INFORMAÇÕES TÉCNICAS E APLICAÇÕES

Projeto de pesquisa: TIPOS DE MADEIRA, INFORMAÇÕES TÉCNICAS E APLICAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A madeira pode ser definida como a parte lenhosa das árvores, constituída de fibras e vasos condutores de seiva bruta. Com uma grande disponibilidade na natureza e a facilidade de ser trabalhada, foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade.

Desde o aparecimento do homem na Terra até os dias atuais, a técnica e a arte de trabalhar a madeira têm evoluído, passando do processo manual e primitivo até a indústria moderna. Primeiro foi utilizada pelos homens para se defender e caçar (como arma ou fazendo parte dela), para se aquecer, cozinhar e fazer simples abrigos. Com a ajuda da pedra polida e de gume cortante, o homem começa a utilizar a madeira para edificar as cabanas, constituídas de paredes de ramos entrelaçados, rebocados ou não, com terra argilosa. Mais tarde, constrói as paredes com pedra ou tijolo cozido ao sol, aplicando a madeira na sua cobertura, nas portas, janelas e na decoração interna e externa.

Hoje, tendo uma imensidade de usos diretos e servindo como matéria-prima para fabricação de muitos outros produtos (sobretudo na obtenção do papel, grande responsável pelo avanço da civilização), a madeira também é um excelente material de construção, pois possui propriedades como durabilidade e solidez, que são essenciais para estruturas resistentes. Portanto, a seguir, falaremos sobre as características e propriedades da madeira como material de acabamento e construção.

1. TIPOS DE MADEIRA, INFORMAÇÕES TÉCNICAS E APLICAÇÕES

1.1 Madeiras maciças e lâminas naturais

Estes tipos de madeira são extraídos diretamente da natureza, normalmente de áreas reflorestadas. Algumas podem oferecer a lâmina e a madeira maciça e outras só a lâmina, de acordo com a lei que as protege. Existe uma enorme diversidade de árvores, mas as mais utilizadas no Brasil são:

• Freijó

Origem: Amazônia, Pará, Guiana Francesa (América do Sul)

Características: durabilidade moderada, superfície lisa, produz móveis de alta qualidade e sofisticados.

Utilização: móveis, assoalhos, batentes, instrumentos musicais e outros.

• Cumaru

Origem: Amazônia

Características: alta durabilidade, principalmente ao ataque de fungos e bactérias, resistência ao apodrecimento.

Utilização: mais usada como madeira de estrutura, por exemplo: em vigas, caibros, batentes, assoalhos, entre outros.

• Sucupira

Origem: Mata Atlântica

Características: fornece madeira muito dura, usada em construção civil, durável e resistente ao ataque de fungos e cupins que atacam madeira seca.

Utilização: muito utilizada em áreas internas e externas como pisos, assoalhos, tacos, painéis, decks, móveis rústicos e de fino acabamento.

• Ipê Verde

Origem: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

Características:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com