TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE PROCESSADORES DE TEXTOS DISPONÍVEIS NO MERCADO

Trabalho Escolar: TIPOS DE PROCESSADORES DE TEXTOS DISPONÍVEIS NO MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  2.810 Visualizações

Página 1 de 4

Processador de texto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Wikitext.svg

Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde outubro de 2013).

Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

LibreOffice Writer, um dos principais processadores de texto livres

Um processador de texto é um programa usado para escrever no computador. Com ele, é possivel criar desde documentos simples até arquivos profissionais, que são mais complexos, tais como: fax, cartas, currículos, ofícios, procurações e apostilas.1

Um processador de texto é essencialmente um programa que simula o funcionamento de uma máquina de escrever, mas com recursos que facilitam e agilizam a produção, edição e finalização de texto.2

Funções especiais dos processadores de texto

Memorizar e recuperar texto (Macros). A maior parte dos processadores permite a memorização de cadeias de caracteres e a sua associação a uma combinação de teclas (normalmente ALT e outra), de forma que quanto essa combinação é premida, a cadeia pré-definida éautomaticamente inserida no documento. Em alguns processadores mais avançados, as macros chegam a poder constituir verdadeiros pequenos programas, com os quais se podem criar novas funções e automatizar ou personalizar outras já existentes.

Correcção ortográfica e sinónimos. Uma função corrente em quase todos os programas é a da correcção ortográfica. Todas as palavras do documento são comparadas com as contidas num ficheiro-dicionário. Se uma palavra não constar do ficheiro é assinalada e é dada ao utilizador a alternativa de de a corrigir, adicionar ao dicionário ou ainda de a substituir por uma das alternativas propostas pelo programa, de palavras com grafia semelhante inscritas no dicionário. Apesar de muito útil, o corrector não detecta erros gramaticais, nem mesmo os erros ortográficos quando a palavra se encontra mal escrita mas existe uma igual no dicionário. Infelizmente apenas um reduzido número de processadores proporcionam dicionários com vocabulário português. O dicionário de sinónimos (Thesaurus), permite procurar termos alternativos e substituí-los no documento, mas a sua disponibilidade é muito menor que a dos dicionários para correcção ortográfica.

Documentos múltiplos e Janelas. Muitos programas permitem visualizar simultaneamente documentos distintos ou partes diferentes do mesmo documento em zonas separadas (Janelas) do écran, possibilitando mover texto de uma janela para a outra. Útil quando queremos ter presente o texto de um parágrafo ou documento quando estamos a editar outro.

Matemática. Esta função fornece a possibilidade de efectuar cálculos simples sobre números inseridos num dado documento, sem sair do processador.

Visualização do documento final. De uma forma ou de outra, os processadores procuram que a imagem vista pelo utilizador no écran se assemelhe ao que ele vai obter na impressora mas, por razões várias, nomeadamente questões de rapidez de operação, a reprodução fica normalmente longe de ser fiel. Isso obrigaria à impressão do documento para se conhecer a sua apresentação. A alternativa de muitos processadores que funcionam em modo texto é permitir a visualização em modo gráfico das páginas tal como aparecerão no documento final.

Gráficos. A denominação de processador de texto já é hoje inadequada para muitos programas, que não se limitam à edição de texto, mas também permitem a inclusão de imagens. Normalmente estas são importadas de outros programas, podendo ter sido geradas por eles (gráficos obtidos de folhas de cálculo, por exemplo) ou lidas por scanners.

Colunas e tabelas. Funções que permitem a apresentação de textos e mais de uma coluna, como nos jornais, e a criação automática de tabelas para a apresentação de dados numéricos.

Numeração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com