TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TITULO DE CRÉDITO

Artigos Científicos: TITULO DE CRÉDITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  4.897 Palavras (20 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. TÍTULOS DE CRÉDITO 7

Legislação aplicada aos títulos de crédito 7

O CHEQUE 8

Requisitos: 9

Tipos de cheques: 9

Sustação de cheque: 11

A NOTA PROMISSÓRIA 12

Requisitos: 13

A DUPLICATA 15

Requisitos: 16

Prazo prescricional: 18

CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

INTRODUÇÃO

No ramo empresarial seja no segmento da indústria, comércio e/ou prestação de serviços, é exercida no mercado entre as empresas e consumidores, tendo como um dos seus principais suportes, o crédito. Este crédito normalmente decorre de operações de compra e venda a prazo, de empréstimos ou mesmo pagamentos através de cheques. Para a representação formal dos referidos créditos são utilizados documentos denominados de títulos de crédito.

Para o Direito Comercial, o título de crédito tem como base a confiança, essencial para que sejam protegidos os interesses do titular do direito, do devedor e daqueles que venham a adquiri-los de boa fé. Todos se dispõem a aceitar a emissão e transmissão dos títulos se puderem ter absoluta confiança que:

a) O titular é quem tem o título em seu poder e por isso está habilitado para exercer o direito sobre este;

b) Cada titular poderá com toda a facilidade transmitir esse título sem necessitar esperar o cumprimento da obrigação correspondente ao direito deste;

c) O teor literal do título corresponde ao direito que ele representa;

d) A posição jurídica do detentor do título não poderá ser posta em causa pela invocação de exceções oponíveis aos anteriores detentores do título.

Estas quatro exigências proporcionam a proteção necessária da segurança e boa fé dos adquirentes dos títulos e correspondem às características gerais dos títulos de crédito.

Para Silva (2003) aos princípios que regem os títulos de crédito são:

a) Incorporação ou legitimação: respeita a detenção do título e é indispensável para o exercício e a transmissão do direito a ele mencionado, esta característica tem duas consequências muito importantes se o possuidor do título não for o verdadeiro titular do direito, ele estará legalmente habilitado a exercê-lo ou transmiti-lo, ou o titular do direito estará impossibilitado de exercê-lo ou transmiti-lo se não tiver posse do título.

Portanto só o possuidor formalmente legítimo do título pode exercer o direito, assim como só ele pode transmitir para outrem esse direito;

b) Circulabilidade: cuja função, jurídico-econômica, implica a potencialidade de ser transmitida a titularidade de uma pessoa para a de outra, sucessivamente, acarretando cada transmissão do direito sobre o título a transmissão do direito por ele representado, do direito cartular.

c) Literalidade: o direito cartular é um direito literal, porque para a determinação da existência, conteúdo, limites e modalidades daquele direito é decisivo, exclusivamente, o teor do próprio título. E é assim, porque a estrita ligação do título com o direito torna indispensável que tal direito valha apenas nos termos em que são revelados pelos dizeres do documento.

d) Autonomia: direito cartular autónomo, segundo este sentido, cada possuidor do título, ao adquiri-lo segundo a sua lei de circulação adquire o direito nele referido de um modo originário, isto é, independentemente da titularidade do seu antecessor e dos possíveis vícios dessa titularidade, como se o direito tivesse nascido em suas mãos.

e) Co-obrigação: atributo que tem por finalidade dar maior proteção ao portador do título, ela vem prevista no artigo 47 da Lei Uniforme de Genebra o qual estabelece que:

Os sacadores, aceitantes, endossantes ou avalistas de uma letra são todos solidariamente responsáveis para com o portador. (TEIXEIRA, 2009)

Portanto, cada pessoa que coloca sua assinatura num título, fica responsável por seu pagamento tanto quanto o devedor principal.

F) Cartularidade: Segundo, Fortes (2004), a cartularidade é o principal requisito de um título de crédito e é a característica do título que tem por base sua existência física ou equivalente, ou seja, o título tem que existir na sua essência como elemento efetivo e representativo do crédito. Assim, um título de crédito existe enquanto existir a sua cártula, ou seja, enquanto existir o próprio título impresso, não sendo admitido, inclusive, cópia para efeitos de execução da dívida. Daí decorre o axioma jurídico de que "o que não está no título não está no mundo".

Exceções: Lei das Duplicatas e a evolução da informática com a criação de títulos de créditos não-cartularizados.

São Títulos de Crédito: (Cambiários - Lei 2.044, de 31.12.908 - e Cambiariformes, características próprias e aplicação subsidiária da Lei Cambiária). São eles (relação não exaustiva):

Letra de Câmbio

Nota Promissória

Cheque

Duplicata (Mercantil e de Serviço)

Debênture (Simples e Conversível)

Conhecimento de Depósito e Warrant

Conhecimento Transporte

Letra Hipotecária

Cédula Rural Pignoratícia

Cédula Rural Hipotecária

Cédula Rural Pignoratícia e Hipotecária

Nota de Crédito Rural

Nota Promissória Rural

Duplicata Rural

Letra Imobiliária

Certificado de Depósito Bancário

Cédula Hipotecária

Cédula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com