TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOLERANCIAS E RUGOSIDADE

Ensaios: TOLERANCIAS E RUGOSIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Em muitas aplicações as tolerâncias dimensionais são insuficientes para se determinar exatamente como deve estar a peça depois de pronta para evitar trabalhos posteriores. Uma comparação entre a peça real fabricada e a peça ideal especificada pelo projeto e mostrada no desenho mostra que existem diferenças. Ou seja, durante a fabricação de peças pelas máquinas-ferramenta, surgem desvios (ou erros) provocando alterações na peça real.

Causas dos desvios geométricos:

• Tensões residuais internas;

• Falta de rigidez do equipamento e/ou de um dispositivo de usinagem;

• Perda de gume cortante de uma ferramenta;

• Forças excessivas provocadas pelo processo de fabricação (Ex.: Entre pontas de um torno).

• Velocidade de corte não adequada para remoção de material;

• Variação de dureza da peça ao longo do plano de usinagem e

• Suportes não adequados para ferramentas.

Tais desvios devem ser limitados e enquadrados em tolerâncias, de tal forma a não prejudicar o funcionamento do conjunto.

Portanto, o projeto de uma peça deve prever, além das tolerâncias dimensionais, as chamadas tolerâncias geométricas, a fim de se obter a melhor qualidade funcional possível.

Desvio Geométricos: São desvios de forma e posição: É um erro do processo de fabricação;

Tolerâncias Geométricas: São as variações permissíveis do erro, ou seja, são os limites dentro do qual os desvio (ou erro) de forma e posição devem estar compreendidos.

A rugosidade é o conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências e reentrâncias que caracterizam uma superfície. Essas irregularidades podem ser avaliadas com aparelhos eletrônicos, a exemplo do rugosímetro. A rugosidade desempenha um papel importante no comportamento dos componentes mecânicos.

O que é tolerância dimensional

As cotas indicadas no desenho técnico são chamadas de dimensões nominais. É impossível executar as peças com os valores nominais exatos dessas dimensões porque vários fatores interferem no processo de produção, tais como imperfeições dos instrumentos de medição e das máquinas, deformações do material e falhas do operador. Então, procura-se determinar desvios, desvios dentro dos quais a peça possa funcionar corretamente. Esses desvios são chamados de afastamentos.

Afastamentos

Os afastamentos são desvios aceitáveis das dimensões nominais, para mais ou menos, que permitem a execução da peça sem prejuízo para seu funcionamento e

INTRODUÇÃO

É muito difícil executar peças com as medidas rigorosamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com