TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tolerância. Definição do conceito

Artigo: Tolerância. Definição do conceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Artigo  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 3

Tolerância

Definição do conceito:

Alain, o pensador sempre citado nos estudos sobre as virtudes, diz que a tolerância “é uma espécie de sobrevivência de sabedoria que supera o fanatismo, esse terrível amor à verdade”. Assim, ela é uma espécie de prevenção contra o dogmatismo, para que este não vive fanatismo (na dimensão pessoal), fundamentalismo (na dimensão religiosa) e totalitarismo na dimensão de Estudo e de Governo).

Na consideração de André Comte-Sponville, é uma virtude necessária para o exercício das coisas relativas ao cotidiano. Nela, existe uma espécie de “prontidão” é “atividade”; “Prontidão” a favor de ideias e atos de tolerância, é “Atividade”- contra tudo que se cerceia , reprime, oprime, discrimina, que não respeita as diferenças humanas, sejam étnicas, culturais, religiosas, de gênero, etc.

A tolerância é a capacidade de aceitar os outros, compreendendo o valor das diversas formas de entender a vida. Porém, estas formas de entender o mundo não podem, de modo algum, atentar contra os direitos dos outros.

História do Conceito:

Um breve levantamento histórico diz que a palavra tolerância foi “parida” nos conflitos religiosos, no século XVI, na época das guerras religiosas entre católicos e protestantes.

André Lalande contra que “os católicos acabaram por tolerar os protestantes, e reciprocamente. Depois foi reclamada a tolerância em face de todas as religiões e de todas as crenças”.

A partir de século XIX, a tolerância estendeu-se ao livre pensamento e, no século XX, através da Carta aos Direitos Humanos, em 1948, também através de algumas ONGs e de governos não totalitários.

Autores que mais trabalharam o conceito: (Pioneiros)

 Voltaire escreveu o “Tratado sobre a tolerância”, que dizia que Deus não nos criou para nos odiarmos, mas sim para nos amarmos e respeitamos mutuamente.

 John Locke, com a sua “Carta sobre a tolerância” defendeu a liberdade religiosa, acrescentando que a religião era um perigo para a paz e a convivência social. Também enfatizou que a importância de separar as funções religiosas (pessoais).

 John Stuart Mill escreveu “sobre a liberdade”, disse que a tolerância era o ponto médio entre o despotismo e a anarquia.

 Pierre Bayle foi um defensor da tolerância, exaltando a liberdade e consciência do individuo. No entanto, é tido por algum como um tolerante exagerado.

Etimologia do Conceito:

Do latim “tolerare”. Segundo Olgaria Matos, “tolerare” quer dizer “levar”, “suportar”, e também “combater”. É um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultura, civil ou física.

Por uma cultura de tolerância (contextualizando o conceito):

A possibilidade da construção de uma cultura de tolerância implica na satisfação das necessidades fundamentais das grandes maiorias excluídos do bem estar material, cultural e espiritual. A fome, a pobreza, a marginalização, são resultados de situações de profunda intolerância e focos de novas atitudes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com