TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHANDO PA E PG NO EXCEL

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  1.553 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS - CCT

CURSO MATEMÁTICA

COMPONENTE CURRICULAR: INFO 2

PROFESSORA: ABIGAIL

ALUNOS(A): ARI SAMPAIO DE ARAUJO

BEATRIZ BARBOSA

                TRABALHANDO PA E PG NO EXCEL.

CAMPINA GRANDE,31 DE JULHO DE 2014

SUMÁRIO

RESUMO...................................................................................................................1

INTRUDUÇÃO............................................................................................................1

METODOLOGIA........................................................................................................3

RESULTADOS ESPERADOS........................................................................................3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................4

ANEXO (ATIVIDADE).................................................................................................5

ANEXO (EXCEL COM ATIVIDADE).............................................................................6

TRABALHANDO PA E PG NO EXCEL.

ARI SAMPAIO DE ARAUJO

Ari_sampaio@hotmail.com

BEATRIZ BARBOSA

beatriz.bia1993@hotmail.com

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS - CCT

CURSO MATEMÁTICA

COMPONENTE CURRICULAR: INFO 2

CAMPINA GRANDE ,31 DE JULHO DE 2014

RESUMO

O propósito deste trabalho é abordar o uso do computador como ferramenta auxiliar da aprendizagem Matemática no Ensino Médio. Para isto foi levantado o uso da planilha do Excel no ensino de Matemática. Baseando-se neste levantamento foi selecionado a Planilha do Excel para trabalhar com um grupo de alunos. Os alunos devem desenvolver as atividades com a ajuda do recurso (Planilha do Excel ), baseado na Pedagogia Contemporânea. Após as atividades, os estudantes deveram preencher um questionário sobre suas impressões com respeito ao uso do computador na aprendizagem da Matemática no Ensino Médio.

A introdução do computador nas salas de aula de matemática tem por finalidade melhorar o entendimento da progressão aritmética (PA) e progressão geométrica (PG) e nortear uma nova proposta pedagógica de ensino para os professores.

INTRUDUÇÃO

A Matemática tem um papel fundamental para o processo de ensino e da aprendizagem, pois ela é uma ferramenta precisa para desenvolver no ser humano habilidades cognitivas como, por exemplo, o raciocínio lógico. A aprendizagem da Matemática dependerá, então, de diversos fatores que tornam seu ensino complexo e rico. Faz-se necessário o desenvolvimento do pensar autônomo do ser humano, o estímulo do pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, tudo isso é permitido a partir da Matemática. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:

A matemática tem como uma de suas características o rigor lógico e, ainda, que a matemática proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico e de capacidades como observação, comunicação, argumentação e validação de processos, estimulando as diversas formas de raciocínio. (SAIZ, 1997, p.26)

Assim, podemos dizer que os professores deveriam enfrentar o desafio de apresentar a Matemática de uma forma atrativa e prazerosa. É necessário um meio, ou seja, procedimentos e recursos, que possibilitem uma melhor compreensão na esfera do conhecimento Matemático. Mudar essa realidade de ensino é uma necessidade urgente nas escolas, principalmente na rede pública. Abreu (1996:1) afirma que:

O professor precisa estar atento como os pensamentos de seus alunos progridem para melhor orientá-lo e descobrir quais as reais necessidades de sua turma. Portanto, é necessária uma postura de investigação, ou seja, deve estar em constante observação, acompanhando e registrando o progresso das crianças, o seu desempenho, dificuldades e reações frente às atividades propostas.

Em meio há tantos avanços tecnológicos vivenciados em nossa sociedade é preciso que assim como a área da medicina, da engenharia, das telecomunicações entre outras, a área educacional acompanhe estas evoluções e que as novas tecnologias sejam inseridas no dia a dia escolar.

         As escolas precisam se aproximar mais das inovações tecnológicas da nossa realidade, para assim, formar indivíduos aptos a realizar todas as exigências da atualidade.

Podemos considerar como tecnologia educacional a televisão, o DVD, o retroprojetor, o computador e tantos outros instrumentos de apoio que podem ser para formar esse novo homem

Com a utilização do computador como apoio pedagógico o professor pode trabalhar com vários programas existentes que ajudam a desenvolver nos alunos várias habilidades como a comunicação, o desenvolvimento de estratégias, o respeito aos parceiros e entre outros.

A maioria das escolas brasileiras já possui computadores que foram disponibilizados por programas governamentais como o Programa Nacional de Informática (Proinfo), no entanto, isto não basta, pois os computadores não resolvem nada por si só. Para que os professores possam usar o computador é preciso aprender a usar da melhor forma e para isso é necessário haver formação inicial e continuada para os professores e melhores condições de trabalho. Esta formação deve proporcionar aos professores uma maior segurança para trabalhar com o computador de forma que quando utilizado sirva para passar maior conhecimento aos alunos.

Uma das maiores dificuldades encontradas por professores e alunos, é obter programas de computador que realizam tarefas simples. Em geral, pessoas que usam computador com o Windows, usam a Microsoft offce, contendo a planilha Excel. E muitas  vezes não tem conhecimentos das possibilidades de usá-los como apoio para as suas tarefas em sala de aula, já que um programa que temos acesso fácil podemos usar para varias diretrizes dentro da matemática.    

Esperamos com isso, contribuir para um aperfeiçoamento e inovação da prática pedagógica por meio do uso de um aplicativo, neste caso a planilha Excel. Estudar aplicativo é analisar a importância da tecnologia na educação e na formação docente, já que a informatização tem feito parte do cotidiano escolar e do processo de ensino e aprendizagem dos educandos e educadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (251.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com