TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ESTATISTICA

Monografias: TRABALHO DE ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A Estatística é a ciência que consiste na recolha, manipulação e classificação de dados tendo em vista o conhecimento de determinado fenômeno e a possibilidade, a partir desse conhecimento, inferir possíveis novos resultados. A estatística por meio da analise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos. É objetivo de a Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam. A palavra estatística tem origem em latim (Status), traduzida como o estudo do Estado e significava informação de interesse para o estado sobre população e economia. Porém a utilização da estatística como suporte para a tomada de decisões é verificada também no mundo antigo, e indícios de sua utilização são encontrados até na Era antes de Cristo. usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. Há indícios de que 3.000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4º. Livro do Velho Testamento faz referência a uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o Censo de todo o Império Romano. Essas informações eram coletadas objetivando o resumo de informações indispensáveis para os governantes conhecerem suas nações e para a construção de programas de governo.

1. A estatística por meio da analise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Para Stock e Watson (2004, p 39), a estatística utiliza dados para entender o mundo que nos cerca. E a utilização dos métodos estatísticos se mostra eficaz devido os seguintes fatores: rapidez e precisão nas respostas aos problemas; descentralização; maior possibilidade de testes antes de decisões importantes; economia de recursos.

• Apostar no cenário mais provável - a estratégia será baseada no cenário de maior probabilidade de ocorrência ; estratégia adotada pela maioria das empresas;

• Apostar no melhor cenário - definir a estratégia baseada naquele cenário que a organização acredita ser o melhor para o seu posicionamento competitivo futuro;

• Buscar robustez, ou seja, definir a estratégia que produza resultados satisfatórios em todos os cenários; buscar flexibilidade.

2. O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística? Justifique sua resposta.

Não. Pelo contrário, o uso da estatística pode ser empregado em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais. Economia, Contabilidade, nas Ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Também se devem destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação linguística, na sociolinguística.

3. De que forma a Estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?

O processo de tomada de decisões tem como sua referência e consulta as informações sobre o mercado, economia, comportamento, entre outros fatores determinantes para mudança e adaptação do produto ou serviço no mercado organizacional. A estatística tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz é baseado em métodos quantitativos. Desta forma, a estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem.

4. Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

O comportamento individual retrata as reações inerentes no contexto organizacional. O comportamento organizacional caracteriza-se pelas funções do trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração, dentro do contexto laboral. Kanaane (1995) assinala que cada pessoa possui um conjunto de valores ligados às suas atitudes, sentimentos, e o sujeito transfere para a organização esses valores e papéis que desempenha fora do ambiente profissional.

Por isso a organização deve assumir um compromisso com o colaborador, no sentido de promover sempre a construção do conhecimento, para que cada vez mais se possa melhorar o diálogo entre os níveis hierárquicos, devendo também criar oportunidades de se administrar, colocando aos colaboradores novos desafios e incentivar a ética moral, acompanhar mais de perto a realização de tarefas, e incentivar o crescimento pessoal dentro das organizações.

5. Os aspectos culturais influenciam o comportamento humano no contexto das organizações? Justifique sua resposta.

Sim. A cultura representa um papel fundamental nos processos de transformação organizacional, pois se têm percebido que existe um papel causal da cultura no sucesso ou fracasso da mudança. Alguns tipos de cultura organizacional facilitam a mudança, enquanto outras não muito. A preocupação em se lidar com a cultura organizacional advém do fato que, muitas vezes, ela está relacionada à resistência à mudança. Segundo Cornell (1996), a resposta à mudança (ou a possibilidade de mudança) pode tomar a forma de afastamento (continua-se o trabalho como se a mudança não tivesse acontecido), resistência (oposição direta à mudança), aceitação (se aceita o inevitável, embora não se deseje); ou adoção (adoção positiva da mudança como uma nova oportunidade).

A cultura organizacional compreende um conjunto de forças importantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com