TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PESQUISA OPERACIONAL

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Pesquisa Operacional

  1. Qual o conceito sobre Pesquisa Operacional

É um método cientifico que facilita a resolver problemas administrativos das organizações. Utilizando-se do método as decisões serão mais assertivas.

  1. Quando surgiu a Pesquisa Operacional e como?

Surgiu na Segunda Guerra Mundial, surgiu através do resultado de estudos realizados por equipes interdisciplinares de cientistas contratados para resolver problemas militares de ordem estratégica e tática.

  1. Quais são as fases da Pesquisa Operacional, fale um pouco de cada.

1° Definição do Problema: Identificar oque precisa ser solucionado

2° Construção do Modelo: Podemos usar de métodos matemáticos, porem, as relações não podem ser muito complexas. Sendo fundamental para a qualidade da solução fornecida.

3° Solução do Modelo: Buscar uma solução para o modelo proposto, utilizando de técnicas matemáticas já existentes.

4° Validação do Modelo: Nessa fase precisamos verificar a validade do modelo, levando em conta sua inexatidão em representar o sistema. Ele faz uma previsão aceitável do comportamento do sistema.

5° Implementação da Solução: Devem-se avaliar as vantagens da solução obtida e reverter em regras operacionais, porem conveniente que seja controlada pela equipe responsável.

  1. Fale sobre programação Linear (mínimo 10 linhas)

O problema geral de programação linear é utilizado para aperfeiçoar (maximizar ou minimizar) uma função linear de variáveis, chamada de “função objetivo”, sujeita a uma série de equações ou inequações lineares, chamadas restrições. A formulação do problema a ser resolvido por programação linear segue alguns passos básicos.

  • Definir o objetivo básico do problema, ou seja, a otimização a ser alcançada (lucro, desempenho, bem-estar, diminuição dos custos)
  • Variáveis de decisão envolvida, exemplos: numero de maquinas, a área a ser explorada.
  • As variáveis estão sujeitas a restrições, que são representadas por inequações. Exemplo: capacidade de um reservatório, exigência nutricionais para uma determinada dieta etc.

  1. Fale sobre o método Simplex (mínimo 10 linhas)

O método Simplex é um algoritmo que permite resolver problemas de programação Linear. O método Simplex caminha pelos vértices da região viável ate encontra uma solução que não possua soluções vizinhas melhores que ela. Esta é a solução viável para o problema, devido a restrições incompatíveis; ou quando não há máximo (ou mínimo), isto é, uma ou mais variáveis podem tender a infinito e as restrições continuarem sendo satisfeitas, o que fornece um valor sem limites para função objetivo.

A ideia básica desse método consiste em resolver repetidas vezes um sistema de equações lineares para obter uma sucessão de SBA, cada uma “melhor” do que a anterior, até se chegar a uma SBA ótima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com