TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE TENDENCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMATICA.

Ensaios: TRABALHO DE TENDENCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMATICA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS DE ARAGUAÍNA

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – PARFOR

DISCIPLINA: TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

RAIMUNDO NONATO SANTOS

PROPOSTA DIDÁTICA

NÚMEROS INTEIROS

ARAGUAÍNA, TO

2014

RAIMUNDO NONATO SANTOS

NÚMEROS INTEIROS

Proposta Didática apresentada à Disciplina de Tendências em Educação Matemática como requisito parcial para avaliação.

Sob orientação do Prof. Msc. Adriano Fonseca.

ARAGUAÍNA, TO

2014

PROPOSTA DIDÁTICA

IDENTIFICAÇÃO:

Aluno-professor: Raimundo Nonato Santos

Disciplina: Tendências em Educação Matemática

Escola: Escola Municipal Genésio Gomes

Turma: 7º Ano “C” Turno: Vespertino

Número de aulas para execução: 05 Período de execução: 06, 07, 08, 09 e 10 de Outubro de 2014.

CONTEÚDO:

Os Números Inteiros e sua Evolução na História da Matemática.

Contextos e Aplicações, Representações e Operações com Adição, Subtração, Divisão e Multiplicação.

Estudo dos números inteiros na reta numérica.

O uso dos jogos educacionais em operações com números inteiros.

JUSTIFICATIVA: Os números inteiros estão presentes em diversas situações do cotidiano e por este motivo, faz-se necessário que o aluno reconheça a sua aplicabilidade, utilize de seus mecanismos e assim possa intervir em sua realidade.

OBJETIVOS PROPOSTOS:

 Conhecer e compreender todo o processo da evolução dos números inteiros, na história da matemática, bem como a importância de sua descoberta para o mundo.

 Explorar situações na reta numérica localizando os números inteiros.  Trabalhar com diversos procedimentos de cálculo (exato, aproximado, escrito ou mental).

 Levar os alunos à reflexão, discussão e compreensão da característica dos números inteiros e da sua importância no seu cotidiano, através de diferentes atividades em que estejam presentes variados contextos e nos quais surja a necessidade da utilização dos números inteiros.

 Aumentar a compreensão e operacionalização com números negativos.

 Identificar e compreender o uso dos números negativos em situações do cotidiano.

 Solucionar situações-problemas que envolva números negativos, utilizando-se de diferentes estratégias de resolução.

 Operar com adição, subtração, divisão e multiplicação com números inteiros.

 Operar com números inteiros através de jogos da internet, aperfeiçoando assim aprendizagem do educando.

LINHA DE AÇÃO:

 Técnica ou estratégia (metodologia): Narrativa sobre a origem dos números inteiros. Introduzir o conteúdo da história dos números com sinais. Trabalhar a leitura, interpretação e registro da história. A partir da situação apresentada e da bagagem de conhecimento trazida pelos alunos, favorecer a construção da aprendizagem seguindo as metodologias abaixo: Exploração, resolução e discussão de situações-problemas envolvendo os números positivos e negativos; jogos na internet sobre números inteiros. Uso da linguagem mista (materna e matemática) para dar significado à representação e as operações com números inteiros; As aulas serão desenvolvidas através de situações – problemas do cotidiano do aluno e, a partir das mesmas, serão ministradas aulas teóricas, explicativas, expositivas e dentre outras; Apresentação de um Slide falando da importância de estudar os números inteiros; Leitura de textos para introduzir os conceitos de alguns conteúdos. Textos retirados do próprio livro didático do aluno, como também de outros livros que trazem informações sobre o assunto em estudo; Propor algumas situações problemas do cotidiano que os alunos utilizam números inteiros para que os mesmos possam responder oralmente; Vídeos educativos sobre operações com números inteiros. Discussão/correção colaborativa das atividades. Operar situações problemas através de jogos educacionais na internet, aperfeiçoando assim a aprendizagem e a compreensão dos números inteiros.

 Recursos Audiovisuais ou materiais concretos: Durante as aulas foram utilizados a lousa e apostilas sobre os números inteiros para que os alunos pudessem ter acesso aos aspectos do assunto. Textos impressos, livro didático, extrato de banco, caderno do aluno, Data show, vídeo (jogos educacionais sobre os números inteiros). Uso da internet como ferramenta da aprendizagem.

 Avaliação: Neste processo os alunos serão avaliados, de forma contínua, quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem dos números inteiros na matemática.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: AULA 01: Retomada dos números naturais através das seguintes perguntas:  Alguém conhece os números naturais?  Onde aplicamos os números naturais?  Dê exemplos de números naturais.  Qual é o maior número natural que você conhece?  Como representamos os números naturais na reta numérica?  Alguém conhece a história dos números inteiros?  Observação de extrato de banco, exposição de algumas situações do cotidiano em que usamos os números inteiros.

 Conhecendo as regras de sinais da adição, subtração, divisão e multiplicação.  Resolução de algumas situações problemas com números inteiros. AULA 02: Levantamento de conhecimentos prévios e concepções espontâneas Situação Proposta: Um termômetro foi colocado na cidade de Campos do Jordão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com