TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EDUCAÇÃO FISICA PRONTO PARA POSTAR

Por:   •  11/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Patricia Defendi de Assis - 01110015811

Joseleide Souza e Silva - 2451474575

Beatriz Alves Deleprani - 2938592223

Renan Alves dos Santos - 2464494728

Adriano Pereira Gonçalves - 2927611496

Bruno Yuki Igarashi Kiomido– 3064804949

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Crescimento e Desenvolvimento Humano; Fundamentos do Movimento Humano; Jogos, Brinquedos e Brincadeiras; Aptidão Física, Saúde e Esporte; Metodologia Científica; Seminário Interdisciplinar II.

Atividades adotadas durante a prática de atividade física e exercício físico para crianças e adolescentes.

Tutor EaD: Rodrigo Santos

Miranda – MS

2018

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2.DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

2.1 REVISÃO DE LITERARTURA...............................................................................5

2.1.1Entrevista............................................................................................................7

2.1.2 Produção Textual.............................................................................................9

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Se não forem adotadas medidas agressivas hoje para diminuir a obesidade infantil em todo o mundo, nós nos deparemos com a primeira geração de crianças a terem expectativa de vida menor do que a dos próprios pais ou avós.

Os professores de educação física não podem combater a obesidade infantil sozinhos. Essa tarefa requer esforços conjuntos.

A atividade física deve ser divertida e agradável para todas as crianças – não apenas para as que possuem uma desenvoltura natural.

As crianças do ensino fundamental apresentam diferentes níveis de desenvolvimento físico,mental,social e emocional, que em cada nível podemos encontrar crianças com graus de desenvolvimento diferentes. Isso sustenta a lógica de um programa de educação física voltado para a escolha, á tomada de decisão e o aprendizado autodirigido.

Tendo em vista a epidemia de obesidade, a necessidade de um programa de educação física de alta qualidade nunca foi tão proeminente.

Incentivar a usar os testes de aptidão física para ajudar as acrianças a monitorar o próprio progresso e a planejar suas metas individuais. Em adição, use os dados físicos para ajudar os alunos a melhorarem o desempenho nos diversos componentes da aptidão física associada à saúde.  Um programa de educação física de alta qualidade de inclui avaliações autênticas, além dos resultados do teste de aptidão física padronizado para avaliação do progresso individual de cada aluno.           

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. REVISÃO DE LITERATURA

Entende-se como aptidão física a capacidade do indivíduo em realizar movimentos cotidianos sem que isso provoque fadiga excessiva. Pode-se dividir a aptidão física em dois ramos, a aptidão física relacionada a saúde que apresenta componentes relacionados a qualidade de vida, como resistência aeróbica, flexibilidade, força e composição corporal; a aptidão relacionada ao desempenho desportivo,que está associada às capacidades de velocidade, equilíbrio e coordenação motora(BÖHME, 2003).Já a atividade física é definida com um movimento realizado pelo músculo por meio de um desprendimento de energia.

A atividade física e a aptidão estão intrinsecamente relacionadas como importantes meios de promoção a saúde, auxiliam no controle de peso corporal, no fortalecimento da musculatura e o dos ossos, no desenvolvimento sociocognitivo, na prevenção do diabetes, doenças cardiovasculares, doenças crônicas, entre outras, contribuindo para um envelhecimento saudável.

Assim, a promoção da aptidão física entre crianças e adolescentes é de suma importância, uma vez que os hábitos adquiridos nessas fases irão se consolidar, na maioria dos casos, na idade adulta. Portanto, a aptidão física torna-se um instrumento fundamental para os profissionais de educação física, uma vez que possibilita o planejamento das aulas de acordo com as necessidades físicas de cada aluno, por meio de atividades como esportes, ginástica, lutas, jogos e danças, de modo a promover o desenvolvimento motor e cognitivo no ambiente escolar.

A avaliação do desenvolvimento motor de crianças em diferentes faixas etárias é um aspecto importante para o profissional de educação física, pois permite ao profissional avaliar com exatidão a capacidade e o progresso de seus alunos nos aspectos físicos e de aprendizagem, esta avaliação se dá por meio de testes como os de força muscular dos membros superiores e inferiores (abdominal, salto horizontal, arremesso de medicineball, flexão dos braços em suspensão modificada,dinamometria da mãos, etc.); motricidade fina, que se refere a coordenação de mãos e olhos na execução de trabalhos finos (escrever, apontar um lápis, copiar um desenho complexo, apanhar um objeto do chão enquanto corre, rasgar figuras simples de um papel, jogos de encaixe, separar blocos por cores, desenho, pintura,

pinçar pequenos objetos, passar fio na tela, furar pontos em isopor etc.); motricidade global ou ampla, que se refere a movimentos corporais dinâmicos, ao controle e precisão do movimento realizado (pular corda sozinho, caminhar saltitando, andar de bicicleta, salto e giro num pé só, subida na escada de mãos, circuito com obstáculos – banco/elástico/corda/bola/cones, jogos com música/estátua, vivo ou morto, jogos com bolas, etc.); equilíbrio (teste de acordo com a Escala de Equilíbrio de Berg,Marcha Tandem, Bateria de teste de Guralnik, TimedUpand Go, Star Excursion Balance Test, etc.); esquema corporal (brincadeiras no espelho, brincadeiras cantadas, atividades com papel, tinta e figuras geométricas, etc.); orientação espacial (jogos de quebra cabeça e encaixe, manusear vários materiais e classificar com base no tamanho e espessura, etc.)e orientação temporal (conversar, cantar, brincadeiras com música, palmas, bater o pé e parar, etc. Estudar as capacidades físicas de crianças e adolescente possibilita aos profissionais a identificação de possíveis talentos para o esporte, na prevenção de lesões e na manutenção da saúde. Inúmeros testes de aptidão física podem ser empregados, sendo os mais comuns o teste de flexibilidade (sentar e alcançar); teste de agilidade (quadrado); teste de velocidade (corrida de 20m); teste de força explosiva de membros inferiores (salto horizontal); teste de força explosiva de membros superiores (arremesso de medicine ball); teste de resistência cardiorrespiratória (corrida e caminhada de 6 ou 9 minutos) e teste de resistência muscular (flexão e extensão do cotovelo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (752.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com