TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de fisica

Seminário: Trabalho de fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  Seminário  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de fisica 1

Para a possibilidade dos dois vetores a e b estarem apresentadas na forma equivalente de um ponto (1.1), utiliza-se a regra do paralelogramo que consiste na obtenção do vetor soma graficamente através de vetores paralelos transladados. Para o vetor a tendo origem em O e extremidade A e b, o vetor de origem em O e extremidade em B, o procedimento é bastante simples sendo descrito a seguir:

Inicialmente, trace um vetor paralelo ao vetor a a partir da extremidade do vetor b de mesmo módulo e sentido, em seguida, trace um outro vetor paralelo ao vetor b, começando na extremidade do vetor a, de mesmo módulo e sentido. Você obtém um ponto C, passando a ser a extremidade dos dois vetores transladados. O vetor soma c tem origem em O e extremidade C.

Pode-se calcular o módulo do vetor soma c se soubermos os módulos dos vetores somados e o menor ângulo formado entre os dois. O módulo do vetor soma c é dado por

(1.6)

3. Regra do Polígono

Esta regra é empregada quando se tem um número de vetores maior do que dois e consiste em transladar os vetores um a um para a formação de um polígono. O procedimento é o seguinte:

Mantenha um vetor fixo escolhido ao acaso, por exemplo, a de origem em 0 e extremidade A, translade um vetor b colocando sua origem na extremidade do vetor fixado a, mantendo-se o mesmo módulo, direção e sentido. Tome um terceiro vetor c de tal forma que sua origem será colocada na extremidade do vetor b transladado, de mesmo módulo, direção e sentido. O vetor soma, ou vetor resultante r tem a origem em 0 e extremidade coincidindo com a extremidade do último vetor transladado, C para o nosso caso, mas poderá ser a extremidade do último vetor de um grupo maior pois a regra se aplica sucessivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com