TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO

Seminário: TREINAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Seminário  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

O treinamento é uma das responsabilidades gerenciais de maior importância nos dias de hoje, pois o objetivo de toda a empresa é ter lucro. Para ter lucro uma empresa precisa ter clientes satisfeitos que comprem seus produtos ou serviços e, divulguem a sua satisfação para outras pessoas, garantida assim uma penetração de mercado mais elevada. Para ter clientes satisfeitos, a empresa deve produzir ou fazer algo com qualidade que venha a saciar os desejos e as necessidades do consumidor. Para ter qualidade em tudo o que se faz, devem-se ter pessoas qualificadas produzindo, e para ter estas pessoas, a empresa deve investir na preparação das mesmas através de treinamentos.

Ao se treinar um empregado, este pode se sentir prestigiado perante sua empresa, pois desta forma ela demonstra sua preocupação em capacitar bem seus profissionais, dando-lhe a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Cabe aqui ressaltar que área de treinamento não serve apenas para solucionar problemas, mas sim antecipá-los e evitá-los na "medida do impossível".

O aumento da competitividade aliado ao contínuo e assustador avanço da tecnologia, faz com que as empresas passem a se preocupar com o frequente aperfeiçoamento de seus funcionários. Podemos observar duas direções que a área de treinamento tende a prosseguir. Uma fadada ao extermínio onde a área não atua como agente de mudança, e só reagem as situações em que problemas já estão ocorrendo. As equipes de treinamento que são reativas e não buscam antecipar os problemas irão se extinguir, sendo terceirizadas. Por outro lado, temos equipes que agem dentro de suas organizações como reais agentes de mudança, antecipando e evitando problemas. Estas são proativas e agem antes da situação se tornar reais.

Para esta equipe o aperfeiçoamento contínuo e a busca constante de evitar problemas e melhorar sempre, lhe dará um lugar cada vez mais importante dentro das organizações. Podemos ver que a abrangência do papel da área de treinamento nas empresas modernas não se restringe apenas em oferecer condições para que o empregado melhor se capacite ou se desenvolva, mas também, crie força capaz de intervir na organização e no processo produtivo. Só entendendo assim, poderemos dar à empresa o que ela espera - força capaz de ajudá-la na árdua tarefa de maximizar resultados, minimizando os custos e otimizado os recursos humanos disponíveis, tornando-os mais eficientes e mais eficazes.

No Centro de Formação de Condutores São Cristóvão o gerente administrativo é considerado o líder, pois é ele quem estabelece as metas de trabalho, influencia aos colaboradores a terem valores virtuosos como disciplina, responsabilidade, paciência, humildade, lealdade, honestidade e respeito. Entretanto procura observar o comportamento pessoal e profissional, buscando identificar os pontos fortes e fracos de cada individuo, direcionando para a busca de melhorias continuas, tendo no aspecto técnico, quanto no comportamento.

Segundo Raimunda Gracideth, o gerente administrativo é o líder eficaz, pois ele é o incentivador de ideias e é também um competente solucionador de conflitos pessoais, a sua grande habilidade é que distingue claramente os fatos das pessoas, e assim pode corrigir aqueles sem magoar ou diminuir a autoestima dos envolvidos.

Diz também que é de extrema importância, ter um líder dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com