TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E DESENVOLVIMTNTO

Trabalho Escolar: TREINAMENTO E DESENVOLVIMTNTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  5.439 Palavras (22 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 22

TRABALHO DE OSM

TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO

Introdução

No decorrer de nossas vidas, todos nós desenvolvemos mecanismos de defesa em busca da sobrevivência. Estes fazem com que as pessoas evitem entrar em contato com os conflitos internos, gerando sensação de proteção frente aos desafios impostos.

Nas organizações não é diferente, porque cada empregado traz consigo seus mecanismos naturais de defesa, em busca da segurança e com isso interferindo nas tendências das organizações.

As organizações antes da revolução industrial eram praticamente todas comandadas pelos donos de forma direta, não eram estipulados níveis hierárquicos entre os proprietários e funcionários. Com o crescimento das indústrias, os gerenciamentos das organizações eram feitos com base nas técnicas já existentes.

Após a reconstrução européia, agora com indústrias modernas e eficientes, deixando-a muito mais competitiva. O continente asiático, liderado pelo Japão, começou a concorrer no mercado internacional com enormes vantagens competitivas graças à cultura traumática do pós-guerra. Logo a sociedade industrial americana entrou em pleno declínio, identificando então que todos estavam acomodados e não perceberam que estava surgindo um novo período econômico-social, onde as premissas tinham que ser revistas.

Sumário

Introdução---------------------------------------------------------------------------------01

Treinamento e Desenvolvimento----------------------------------------------------02

Estruturas Organizacionais------------------------------------------------------------03

Melhoria Continua e Qualidade------------------------------------------------------04

Layout--------------------------------------------------------------------------------------05

Diagramas de Fluxo de Processos----------------------------------------------------06

Manualização-----------------------------------------------------------------------------07

Modelos Organizacionais--------------------------------------------------------------08

Consultoria Organizacional------------------------------------------------------------09

1.TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

1.1-Treinamento é qualquer procedimento que vise promover e aumentar o aprendizado entre os funcionários de uma empresa, visando – particularmente – à aquisição de habilidades para um determinado cargo. Para Goldstein (1991) Treinamento "é a aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resulta em melhoria de um processo de aprendizado que auxilia o profissional a atingir a eficiência exigida no seu trabalho (presente e futuro) mediante o desenvolvimento de hábitos apropriados de pensamentos, ações, atitudes, comportamentos, conhecimentos e técnicas. Os objetivos de um treinamento são:

Impulsionar a eficiência.

Incrementar e aumentar a produtividade.

Elevar os níveis de qualidade.

Promover a segurança no trabalho.

Diminuir refugos e re-trabalhos.

1.2-MODALIDADES DE TREINAMENTO.

1.2.1- Treinamento Presencial: Trata-se do treinamento realizado com a presença física do instrutor e do treinando, cujo objetivo é qualificar, reciclar, atualizar e/ou aperfeiçoar o desempenho dos treinando. Pode ocorrer em salas de aula de centros de treinamento, em escolas de formação profissional, em instalações adaptadas nos locais de trabalho, reunindo funcionários de vários órgãos. As vantagens do Treinamento Presencial são:

1.2.2- Treinamento à Distância: É o tipo de treinamento que se caracteriza pela separação física entre o instrutor e o treinando, utilizando meios de comunicação para promover a interação entre ambos e transmitir os conteúdos educativos.

1.2.3- Treinamento em Serviço (TES): É o treinamento realizado no próprio ambiente de trabalho do funcionário – atual ou futuro – destinado à aquisição de conhecimentos práticos e/ou desenvolvimento de habilidades específicas. Normalmente, esse tipo de treinamento é indicado para aproximar ao máximo o ambiente de trabalho ao ambiente do treinando.

1.2.4- Rodízio: É o remanejamento do posto de trabalho do funcionário, visando prepará-lo para uma nova função e obter uma visão global do trabalho a ser realizado num determinado setor. Trata-se de uma das formas mais eficazes de formação profissional.

1.2.5- Estágio: É a execução de atividades pertinentes à ocupação profissional, mediante a experiência direta e realizada no ambiente de trabalho – onde são desenvolvidas as atividades que o estagiário necessita adquirir. O estágio pode ocorrer dentro da própria instituição ou em outras, através de convênios entre essas instituições.

1.2.6- Visita Técnica: São visitas realizadas a outros setores – dentro da própria empresa ou em outra – com o objetivo principal de observar diretamente o funcionamento de um determinado trabalho (ou uma nova tecnologia).

1.2.7- Reuniões Informativas: São realizadas periódica – ou esporadicamente – conforme a necessidade, a fim de atualizar os funcionários (e as chefias) sobre os assuntos pertinentes às suas áreas.

1.2.8- Encontros de Disseminação de Treinamento: Têm como objetivo divulgar o conhecimento adquirido por funcionários que participaram de treinamento, suplementados por materiais impressos (manuais, apostilas, prospectos, etc), colocados à disposição dos interessados no setor de Recursos Humanos.

1.3-Desenvolvimento é considerado como uma forma de aperfeiçoamento pessoal que consiste em aprimorar o conhecimento e as habilidades de natureza complexa e não estruturada. Mas, outros autores afirmam que o Desenvolvimento de um funcionário é a capacidade desse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com