TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Tese: TREINAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Tese  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

FTED – FACULDADE DE TECNOLOGIA DARWIN

CURSO: PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM

DOCÊNCIA E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR

Trabalho de reposição apresentado como requisito para aprovação do Módulo: Introdução à EAD: Princípios e Metodologias do curso de Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior

Docente: Prof. Rosangela Reis Oliveira

Discente: Maria de Fátima Almeida de Moraes

Paradigma, segundo a literatura é um termo com origem no grego “paradigma” que significa modelo, padrão. No sentido lato corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.

Um paradigma educacional é um modelo usado na área da educação. Paradigmas inovadores constituem uma prática pedagógica que dá lugar a uma aprendizagem crítica e que causa uma verdadeira mudança no aluno. O paradigma usado por um professor tem grande impacto no aluno, muitas vezes determinando se ele vai aprender ou não aprender o conteúdo que é abordado. A forma de aprendizagem das novas gerações é diferente das gerações anteriores, e por isso um paradigma conservador não terá grande eficácia.

Considerando que a educação é um processo social cuja realização ocorre no cotidiano da escola, mais precisamente, no contexto da sala de aula, em meio a um conjunto de práticas pedagógicas realizadas pelos professores em função da aprendizagem dos alunos, as relações que se desenvolvem entre esses sujeitos passam a ser vistas como fundamentais para a consolidação do processo educativo, e é neste contexto que um paradigma pré-existente pode tanto conduzir ao sucesso quanto ao insucesso, pois na fala de Berehns (2002), a educação, a economia e a sociedade, assim como o homem, são produtos da ação histórica. Sendo assim, os paradigmas propostos e construídos pelos próprios homens vêm acompanhados de crenças, valores e posicionamentos éticos em frente a uma comunidade determinada.

Neste contexto a educação sofre fortíssimas influências dos paradigmas construídos ao longo da história. É percebível ainda no meio educacional uma prática pedagógica na maioria das vezes tradicional e conservadora onde o educador tem a responsabilidade de transmitir conhecimento, e ensinar conteúdos disciplinares, prática esta que não permite a aluno sua construção de futuro educador sob uma perspectiva inovadora, pois o que mais se vê são educadores que repetem a mesma prática vivenciada na graduação indo de encontro com a concepção de Berehns (2003), ao afirmar que os paradigmas conservadores caracterizam uma prática pedagógica que se preocupa com a reprodução do conhecimento. Fortemente influenciada pelo paradigma da ciência newtoniana-cartesiana, a ação docente apresenta-se fragmentada e assentada na memorização, na cópia e na reprodução.

Neste sentido tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade também vem sentindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com