TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabalho De Teologia H Imanencia Divina

Ensaios: Tabalho De Teologia H Imanencia Divina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  2.623 Palavras (11 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 11

A IMANÊNCIA DIVINA

A presença de DEUS: Onde DEUS está?

Se DEUS e Onipresente por que a bíblia fala da presença de DEUS em diversos sentidos diferentes?

Essa pergunta frequentemente tem permeado nosso meio, por mais simples que parece inicialmente esta pergunta, ela é uma das mais difíceis e importantes que podemos fazer pois trata-se de uma questão teológica tradicional e que procuraremos nas escrituras as respostas mais sensatas.

Este artigo pretende responder com clareza de interpretação esta pergunta como também esclarecer os diferentes estágios, (sentidos) da presença de DEUS.

Para os ateístas DEUS simplesmente não existe, para os politeístas existe um deus em cada lugar, para panteístas deus esta em tudo e em todos, já para os deístas DEUS existe mais não se comunica com o mundo, pois segundo eles e como se DEUS estive-se em outro planeta sem acesso a terra, longe, e incomunicável, contudo para nos outros crentes na bíblia sagrada e em tudo que nela relatado está, DEUS existe e está plenamente comunicável a cada um de nos como esta descrito na seguinte passagem:

"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;

Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;

Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.(Atos 17.24-28).

Para responder a pergunta inicial com uma melhor compreensão precisa-se entender que existem níveis, (sentidos) diferentes da presença de DEUS, citaremos por exemplo, a New CatholicEncyclopedia (Nova Enciclopédia Católica) se refere a Deus como “aquele que na verdade está presente em todos os lugares e coisas existentes”.

De maneira similar, John Wesley, fundador da Igreja Metodista, escreveu um sermão “Sobre a onipresença de Deus”, no qual ele disse que “não existe um ponto no espaço, dentro ou fora dos limites da criação, onde Deus não esteja”.

Segundo (TILLICH, P.282), a onipresença pode ser interpretada no sentido de que DEUS está presente “pessoalmente num lugar circunscrito (em cima no céu), mas simultaneamente se encontra também presente com seu poder em todo lugar (embaixo, na terra).

Num sentido teológico tradicional pode-se dizer que DEUS está em todo lugar, pois sendo onipresente ele está presente em todos lugares no mesmo tempo. Como espírito puro ele permeia todos as coisas numa relação de imanência que ultrapassa a nossa capacidade de compreensão como criaturas físicas.

Dizer que DEUS e onipresente significa dizer que ele está presente em toda parte na plenitude do seu ser e do seu poder, de modo que nada passa desapercebido aos seus olhos, já dizer que ele é imanênte significa que ele e capaz de dar atenção ilimitada para todos os fatos e pessoas ao mesmo tempo.

No tocante o sua onipresença pode-se dizer sem excitação que é impossível DEUS estar distante; parafraseando (ARAÚJO) “A onipresença de DEUS deve ser tratada com bastante cuidado, para que não incorra em erros, segundo ele a melhor definição de onipresença e dizer que DEUS pode estar em qualquer lugar que deseja estar”.

Assim fica claro que não há nada oculto os olhos de DEUS.

A crença da onipresença expressa nesse sentido pode ser claramente observado no salmo (139.7-10), como também no livro de Atos (17.24-28), nesse sentido podemos dizer que até mesmo Satanás está na presença de DEUS. Porém, há momentos em que Deus se manifesta de maneira que a Sua presença pode ser percebida e compreendida pelos homens como por exemplo: ( Êx 16:10; 24:16; I Reis 8:11; Is 6:3 e Eze 1:28).

Sob a perspectiva cristã, é fundamental que se destaque a existência de um DEUS transcendente e, ao mesmo tempo, imanênte, pois a palavra nos revela que DEUS, deseja ser encontrado e quer um relacionamento com homem uma vez que DEUS está vivo e está disponível a cada um de nos.

A imanência divina e um conceito teológico que comunica a verdade que Deus está presente, este termo "imanência" compõe-se dos termos latinos in e manere, que juntos têm o significado original de "existir ou permanecer no interior".

Desta feita pode-se responder com coesão e respaldo a pergunta onde DEUS está?

Deus está não somente presente em todo lugar, mas Deus está ativamente envolvido com aquilo que Ele criou e suas criaturas. Isto quer dizer que o ser humano é e sempre será importante para Deus. Ele se envolve, Ele está presente em na vida diária de cada um.Visto que o Salmo 139, descreve isso de forma claro e concisa vejamos:

“se subo aos céus, lá estás. Se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também”- Não temos como fugir de Deus, Deus está conosco em todos os lugares. Isto é diferente do ensino da onipresença de Deus que vimos acima.

A imanência divina se traduzida de forma objetiva corresponde exatamente pela capacidade e a vontade de DEUS de se comunicar e interagir com a sua criação, e uma das formas dessa interação,(comunicação), DEUS X HOMEM, se da pela sua presença em diferentes estágios ou (sentidos), tais quais três destes relacionaremos nesse artigo, sem contudo pospor o significado da onipresença supra citado.

Porém a grande diferença do conceito de onipresença para imanência, é que no primeiro Deus está em todos os lugares, no segundo, Deus está não somente presente, mas ativamente envolvido com as pessoas.As palavras variam muito o sentido dependendo do contexto onde elas são aplicadas, sendo assim este artigo procurará exclarecer três dos diversos sentidos e significados desta palavra na bíblia sagrada.

Os três estágios (sentidos) da presença de DEUS.

1°- A presença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com