TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa De Gonorreia No Brasil

Monografias: Taxa De Gonorreia No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  1.723 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A Gonorréia é doença infecciosa do trato urogenital, de transmissão por via sexual, que pode determinar desde infecção assintomática até doença manifesta, com elevada morbidade. É também conhecida por blenorragia, blenorréia, esquentamento, pingadeira, fogagem, gota matutina, gono, uretrite gonocócica. O termo Gonorréia vem das palavras gregas Gonos que quer dizer esperma e Rhoea = fluxo. Foi Albert Neisser que em 1879 descreveu a Neisseria gonorrhoeae pela primeira vezem secreção uretral de doentes. Historicamente os tratamentos descritos eram os mais dramáticos que se conhece na história da Medicina, incluindo desde a introdução de metais quentes na uretra, até a instilação de desinfetantes.

Diagnóstico - É clínico, epidemiológico e laboratorial. Esse último é feito através do isolamento do agente, ou pela coloração com gram ou pelos métodos de cultivo. No exame bacterioscópio dos esfregaços, devem ser observados cocos gram negativos, arranjados aos pares. A cultura também é útil.

Diagnóstico diferencial - Uretrite não gonocócica por Chlamydia, ureaplasma, tricomoníase, infecção do trato urinário, vaginose por Gardnerella, artrite séptica bacteriana.

Modo de transmissão - Contato sexual.

Período de incubação - Geralmente, entre 2 e 5 dias.

Período de transmissibilidade - Pode durar de meses a anos, se o paciente não for tratado. O tratamento eficaz rapidamente interrompe a transmissão.

Vigilância Epidemiológica

Objetivos - Interromper a cadeia de transmissão através de detecção e tratamento - precoces dos casos e dos seus parceiros (fontes de infecção); prevenir novas ocorrências por meio de ações de educação em saúde.

Notificação - Não é doença de notificação compulsória nacional. Os profissionais de saúde devem observar as normas e procedimentos de notificação e investigação de estados e municípios. A Coordenação Nacional de DST e AIDS, do Ministério da Saúde, está implantando um sistema de fontes de informações específicas para as DST, visando o aprimoramento de seu controle

Medidas de controle –

a) Interrupção da cadeia de transmissão pela triagem e referência dos pacientes com DST e seus parceiros para diagnóstico e terapia adequados.

b) Aconselhamento (confidencial): orientações ao paciente, fazendo com que ele discrimine as possíveis situações de risco presentes em suas práticas sexuais; desenvolva a percepção quanto à importância do seu tratamento e de seus parceiros sexuais e promoção de comportamentos preventivos.

c) Promoção do uso de preservativos - método mais eficaz para a redução do risco de transmissão do HIV e outras DST.

d) Convite aos parceiros para aconselhamento e promoção do uso de preservativos (deve-se obedecer aos princípios de confiabilidade, ausência de coerção e proteção contra a discriminação). e) Educação em saúde, de modo geral. Observação: As associações entre diferentes DST são frequentes, destacando-se, atualmente, a relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com