TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylorismo & Charles Chaplin

Trabalho Escolar: Taylorismo & Charles Chaplin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Pode-se descrever Taylorismo como um modelo de produção baseado na divisão de tarefas, ou seja, cada operário fica responsável por uma etapa do sistema produtivo. Sua execução foi previamente estudada e planeada em função do alcance dos menores tempos de produção, obtidos por cronometragem, causando uma alienação em massa de seus operários.

O foco da sátira de Charles Chaplin em “Tempos Modernos” é a industrialização. O personagem principal do filme é um operário que trabalha em uma fábrica na primeira metade do século XX. Podemos reparar o horário em que as pessoas entram no trabalho (6 da manhã) e a hora que saem (no tardar do dia), aproveitando ao máximo a mão de obra, mostrando a influência negativa do trabalho na vida dos trabalhadores.

Chaplin critica as técnicas utilizadas nas fábricas, como o exemplo de como o operário era instruído a realizar somente um tipo de trabalho durante o horário de expediente: apertar parafusos, deste modo, o operário executa apenas uma função específica e não conhece mis a execução de todas as operações do processo de trabalho, reduzindo o homem à gestos e movimentos. Um estresse como este no trabalho o leva cometer muito mais erros, como cair em confusões em seu setor, parar nas engrenagens das máquinas. Mostrando a grande comparação do homem com uma máquina pela forma de administração de Taylor.

Mostra também a reação que os grupos que trabalham dentro de uma empresa pode ter, fazendo uma crítica à Teoria Clássica formulada por Taylor. A fabrica fecha devido à uma greve feita pelos operários, insatisfeitos com a exploração a que eram submetidos. Não tinham direitos trabalhistas respeitos, e eram obrigados a produzirem sempre mais.

Além disso, Chaplin expõe o controle burguês sobre o operário, a ultra-especialização na realização de tarefas, que resultava na ignorância total do trabalhador em relação ao que ele mesmo produzia e o produto final daquilo.

Mostra também um mundo capitalista desigual, e a forma de trabalho nas empresas na época, que acabou contribuindo com a criminalidade e da escravidão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com