TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc CIENCIAS CONTABEIS

Trabalho Escolar: Tcc CIENCIAS CONTABEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 6

As mudanças ocorridas em todo mundo trouxeram uma nova realidade para diversos profissionais. O profissional contábil está inserido neste ambiente sempre buscando inovações, novas atitudes, habilidades e informações para manter-se sempre competitivo e reconhecido. No atual cenário empresarial, a informação é um recurso imprescindível para as empresas, e pode representar uma vantagem competitiva para determinadas organizações (McGEE E PRUSAK, 1994)..

A quantidade de dados e informação que as organizações recebem diariamente necessita de um gerenciamento eficaz dessa informação (BEUREN, 2000), sendo este aspecto parte integrante do processo decisório dos administradores e gestores dentro das organizações.

Com o avanço tecnológico, as empresas e o mercado global estão em constante mudança e estão cada vez mais preocupados em se adequar ao novo perfil empresarial. Os clientes contam com mais recursos e disponibilizando muitas informações para a realização dos trabalhos. No estagio realizado na Controladoria Geral EIRELI ME foram verificadas varias situação e sugeridas algumas soluções para a melhoria da empresa com a finalidade de contribuir para um maior gerenciamento da quantidade de informações que a empresa recebe todos os dias. Todos os escritórios contábeis têm seus problemas que, às vezes mal interpretados, não são resolvidos da melhor forma podendo atrapalhar o desenvolvimento dos trabalhos. Com muita analise e planejamentos dos trabalhos diários podem destacar alguns pontos que podemos melhorar e aumentar a qualificação dos profissionais e dos serviços prestados.

I. CONCEITOS BÁSICOS

1.1. Processo de melhoria

Uma questão importante para processo de melhoria dos escritórios de contabilidade é o fato de se reduzir os custos e atrasos, darem maior previsibilidade, maior satisfação dos funcionários e clientes e a redução de erros.

Para a melhoria do trabalho já existente nos escritórios, é preciso adotar uma visão orientada aos processos na realização dessas melhorias, em sua reestruturação do inicio ao fim, empregando-se todas as tecnologias organizacionais disponíveis (MANGNOTE, 2001). Para escolher as melhorias, alguns fatores são fundamentais: escolher, entender, utilizar e interpretar um bom modelo de gestão e alinhar os esforços de melhoria com os objetivos técnicos e humanos. A intenção da melhoria dos processos em uma organização é dar agilidade, prevenção, corrigir e dar excelência aos processos organizacionais (MULLER, 2003).

Figura 1: Ciclo PDCA – Processo de Melhorias

Fonte: BERGES, 1997

1.2 Padronizações dos processos

É importante salientar que o objetivo da padronização nos processos de melhorias é propor a redução de tempo, o padrão das tarefas para que se eliminem ações e movimentações desnecessárias realizadas nos trabalhos. Conforme SALADA (2002, p.25): “Para uma padronização eficiente é necessário que seja realizado um trabalho conjunto entre a equipe técnica (que contribui com as instruções técnicas e pelo nível operacional (que contribui com a experiência e o conhecimento prático).

Figura 2: Esquema de gestão de processos

Fonte: Gomes de Matos – Consultores Associados

II. LEVANTAMENTO E DIAGNÓSTICOS DE PROBLEMAS E APRESENTAÇÃO DE SOLUÇÕES

O crescimento e desenvolvimento das empresas também levam ao diagnostico dos problemas mais freqüentes e de maneira mais rápida procurar solucioná-los. Neste estagio supervisionado III, tentamos agregar à empresa algumas sugestões de melhoria da qualidade dos serviços contábeis, contribuindo assim, para uma melhor produtividade do serviço.

No dia a dia da empresa pudemos constatar muitos problemas nos processos tais como: acumulo de tarefas, falta documentação enviada pelos clientes, documentos enviados com prazos bem curtos, falta de profissional especializado na legislação, desperdício de materiais e ausência de controles internos.

É muito importante que a empresa toda trabalhe em harmonia com os administradores, colaborados, profissionais e clientes e juntos consigam um melhor desenvolvimento dos serviços executados, para que a empresa tenha um grande potencial para diagnosticar seus problemas e solucioná-los com rapidez.

2.1. A falta de documentação

Controle, gerenciamento e planejamento são os principais benefícios obtidos por qualquer empresa que mantenha uma escrituração contábil regular. Por falta de organização, muitos gestores têm dificuldades em obter dados confiáveis e muitas informações são perdidas pela ausência de documentos, o que causa conseqüências graves, como por exemplo, deixar de enviar os comprovantes de despesas e receitas pode distorcer o resultado contábil, o não envio de extrato bancário pode resultar em fraude. Juntamente com os gestores foi possível identificar tais problemas na rotina da empresa Controladoria Geral EIRELLE ME. Como sugestão de minimizar esses problemas deve-se criar um controle maior destes documentos através de um chek list, muito bem detalhado para não comprometer a eficiência da contabilidade e não ocorrer a paralisação dos serviços contábeis, pois podem gerar penalidades pelo atraso da entrega e pagamentos de impostos.

2.2 Desperdício de papel

Desperdícios podem estar escondidos em pequenos detalhes em todo o caminho entre a produção até a entrega para o cliente e reduzem consideravelmente os lucros reais da empresa. A idéia de que é preciso conter os desperdícios em razão da economia de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com