TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Ciências contabeis

Por:   •  26/11/2016  •  Artigo  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 8

CAREN FLORES

GLEICE H. BUENO

VIVIAN APOLINÁRIO

AUDITORIA INTERNA, AUDITORIA EXTERNA E PERÍCIA CONTÁBIL.

SERTÃOZINHO

2016

CAREN FLORES[pic 2]

GLEICE H. BUENO

VIVIAN APOLINÁRIO

[pic 3]

AUDITORIA INTERNA, AUDITORIA EXTERNA E PERÍCIA CONTÁBIL.

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Anhanguera de Sertãozinho. Orientador: Vinicius Prado.


SERTÃOZINHO

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

        1.1 PROBLEMA        4

2.        OBJETIVOS        5

        2.1 OBJETIVO GERAL         5

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS         5

3.        JUSTIFICATIVA        6

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5.        METODOLOGIA        7

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        7

7.        REFERÊNCIAS        8

APÊNDICE        9

ANEXO        0

        

resumo

As transformações ocorridas na economia mundial tem causado algumas incertezas no setor empresarial, isto está afetando o ambiente interno como o externo, aumentando a necessidade de novas práticas de gestão.

O presente estudo a seguir, procura mostrar a importância de três práticas de controle de gestão, sendo elas: auditoria interna, auditoria externa e perícia contábil, mostrando as diferenças entre elas e mostrando também em quais situações podemos usar cada uma delas.

Para isso, usamos revisão bibliográfica, utilizando jornais, livros e revistas para que possamos oferecer um conteúdo correto e completo.

  1. INTRODUÇÃO

A auditoria consiste em um exame analítico e pericial dos procedimentos diversos, sendo empregada praticamente em toda a área empresarial (sugiro dar exemplos mais claros de uso). O mesmo é usado como um mecanismo de controle, sendo uma ferramenta de gestão de negócios, prezando pela prevenção de problemas e também na correção imediata destes.

Por meio de uma visão analítica da organização e da construção de uma empresa transparente, temos como solução de problemas os instrumentos de controle, dentre eles a auditoria interna, auditoria externa e a perícia contábil, utilizados tanto no âmbito do setor público quanto em empresas privadas.

Esses mecanismos se constituem, dessa forma, enquanto importantes ferramentas para a execução de ações, que buscam orientar politicas condizentes às exigências da sociedade.

Dada a importância destes instrumentos, o presente trabalho consiste na explanação de três tipos de verificação contábil, a saber: Auditoria Interna, Auditoria Externa e Perícia Contábil.

A partir deste estudo, pretende-se compreender as diferenças de cada instrumento de gestão, bem como a aplicação dos mesmos. Isto será feito com base nas informações apresentadas pelas bibliografias selecionadas para o presente trabalho, reunindo assim conhecimentos que nos permitam abordar o tema com clareza.

  1. PROBLEMA

O presente estudo busca, por meio de análise e discussão a respeito da distinção entre auditoria interna, externa e perícia contábil, responder ao seguinte questionamento: Qual a importância das ferramentas de gestão e quais são as vantagens desse processo?

  1. OBJETIVOS  

  1.  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

O presente trabalho tem como objetivo abordar os conceitos bibliográficos da auditoria interna, externa e da perícia contábil, identificando e analisando a importância destes instrumentos dentro de uma empresa.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Identificar os conceitos de auditoria interna, externa e da perícia contábil presentes na literatura;
  • Identificar as etapas e classificações dos instrumentos;
  • Analisar a diferença entre auditoria interna, externa e perícia contábil;
  • Indicar a importância destes três instrumentos no cenário brasileiro atual.

  1. JUSTIFICATIVA

Justifica-se o presente trabalho pela importância da auditoria interna, auditoria externa e perícia contábil nas entidades públicas e privadas, além da relevância que as informações obtidas por meio destes instrumentos têm para obtenção as melhores tomadas de decisões.

Nos últimos tempos, a economia mundial teve um crescimento expansivo, com o aumento do crédito em todos os segmentos, sendo também observada uma grande concorrência entre as instituições financeiras em busca de novos clientes para a ampliação das carteiras de créditos, com reflexos nas taxas de juros impostos pelo governo.

Isto mostra a importância de que as instituições financeiras tenham um controle maior e transparência em suas informações, principalmente na contratação de serviços (recursos), para evitar problemas que venham trazer perdas financeiras ou fragilização da sua imagem diante de seus clientes por descoberta de fraudes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (178.1 Kb)   docx (66.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com