TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc - Redes

Trabalho Universitário: Tcc - Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 8

Contabilidade Financeira

A contabilidade esta ligada a tomada de decisões do gestor dentro da empresa. Os responsáveis pela administração da empresa estão sempre tomando vários tipos de decisões que são importantes para o negócio dar certo. A contabilidade entra nisso, passando os dados e informações corretas para uma boa tomada de decisão.

A contabilidade coleta todos os dados econômicos e passa as informações sobre comprar ou alugar uma maquina, o preço de um produto, se pode ser feita dívidas de longo ou curto prazo, quanto de dívida já existe, quantidade de material para estoque, redução de custos e produção de produtos.

Por conta dessa falta de contabilidade nas empresas e má gerência por não saber tomar decisões certas, muitas empresas têm falido ou enfrentam problemas para se manterem.

O processo decisório não depende somente dos administradores e gerentes da empresa, também tem outros segmentos exteriores a esse como:

• Investidores

• Fornecedores de bens e serviços a crédito

• Bancos

• Governo

• Sindicatos

Um usuário da contabilidade pode ser físico ou jurídico. Que tenha interesse em conhecer dados contábeis de uma empresa, órgão público, uma pessoa ou grupo. Os usuários podem ser internos e externos à empresa. A função básica de um contador é produzir informações aos usuários de contabilidade para tomada de decisões. As áreas de atuação do contador são:

• Coleta de dados

• Registro dos dados e processamento

• Relatórios

• Usuários e Tomada de decisão

O objetivo da contabilidade é de permitir que cada usuário avalie a situação econômica e financeira de uma entidade. São relatórios contábeis referentes ao Patrimônio, Capital, às receitas e despesas e ao Fluxo de caixa. Com isso o usuário consegue saber sobre tendências futuras.

Cenários Contábeis

A contabilidade é uma ciência social, pois seu estudo se deve através de ações humanas, e se utiliza de métodos quantitativos, porém não podemos considera-la como ciências exatas.

A contabilidade surgiu através do desejo de mensurar bens de patrimônio, para melhor conhecimento da saúde financeira do seu patrimônio.

Contabilidade como profissão

Podemos destacar as profissões abaixo em decorrência as oportunidades que o curso de contabilidade dispõe.

Contador, Analista Financeiro, Perito Contábil, Consultor contábil, Professor de contabilidade, Pesquisador contábil, Cargos Públicos, Cargos Administrativos.

Evolução da Contabilidade

Podemos dizer que a contabilidade é tão antiga quanto à origem do homem, pois a própria Bíblia cita passagens que podemos observar o uso da contabilidade, como por exemplo, no livro de Genesis onde conta sobre uma competição entre Jacó e seu sogro, a respeito de suas riquezas, fazendo-se necessário a utilização de um controle quantitativo, podemos observar também o uso da contabilidade no Egito antigo onde os escribas eram responsáveis por reportar a o Faraó os assuntos econômicos do reino. Mais tarde como o aprimoramento da imprensa por Gutemberg, auxiliou na disseminação do sistema de cálculo.

Por fim em 1494, Luca Bartolomeu de Pacioli, apresenta a primeira obra contábil, nascendo, portanto o método das partidas dobradas. A partir deste ponto a contabilidade atinge sua maturidade com as grandes navegações.

Contabilidade no Brasil

Com o surgimento das empresas multinacionais e com a criação da faculdade de economia e administração em 1946, a escola contábil Americana começou a prevalecer em nosso país, contemplado por seus preceitos através da circular 179/72 do Banco Central do Brasil - Bacen Consolida-se pela lei 6404/76 conhecido como a lei da S/A.

Com as leis 11638/07 e 11941/09 alterando alguns dispositivos da lei da S/A, o Brasil ingressa nos padrões da contabilidade internacional. O termo patrimônio significa o conjunto de bens pertencentes á uma pessoa ou uma empresa. Compõe se por valores á receber ou contas á receber, também chamados de direitos á receber. Mas relacionando apenas os bens e direitos, não podemos identificar a verdadeira situação de uma empresa, é necessário identificar também as obrigações. Em contabilidade, porém a palavra Patrimônio tem sentido amplo, significa os bens e direitos pertencentes á uma empresa ou pessoa, mas também engloba as obrigações á serem pagas.

Patrimônio – Bens, Direitos, Ativo, Passivo, Capital Social.

Entendemos por bens, coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas. Podemos separa-los em tangíveis (aqueles que são palpáveis, como veículos, imóveis) e intangíveis (não palpáveis, como por exemplo, a marca). Além disso, podemos dividi-los em Imóveis (aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados) e Moveis (que podem ser removidos, como equipamentos, animais, estoques).

Direitos, podemos entender como algo que podemos exigir de terceiros. Uma pessoa após um mês de trabalho tem direito á receber seu salário, em uma empresa esse direito pode ser considerado como o resultado de suas vendas. As obrigações são as dividas que temos com terceiros. Em contabilidade essas obrigações são registradas como duplicatas á receber, podendo ser denominados também como fornecedores. Outras obrigações exigíveis são salários, impostos, financiamentos, encargos sociais, alugueis, e outros tipos de conta como água, luz, telefone.

Ativo é o conjunto de bens e direitos a qual a empresa tem controle, como por exemplo, seu estoque. Funcionários não podem ser considerados parte do ativo, pois não são propriedades da empresa, mas o gado de uma fazendo pode ser considerado como patrimônio. Uma maquina pode fazer parte do ativo da empresa contando que esta não seja alugada. Duplicatas á receber, títulos á receber, é considerados direitos da empresa por isso podem ser registrados no ativo.

O Passivo corresponde às obrigações exigíveis da empresa, isto é, as dívidas que serão cobradas pelos seus credores, a partir da data de vencimento. O Passível exigível é conhecido como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com