TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Saneamento Ambiental

Pesquisas Acadêmicas: Tcc Saneamento Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  9.472 Palavras (38 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 38

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

COORDENADORIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL

ANGIE MONTEIRO ARAUJO

THAÍS MOTTA DOS SANTOS

TÍTULO

VITÓRIA

2012

Proposta

Lista de Tabelas

Lista de Figuras

Lista de Quadros

Lista de Abreviaturas, siglas e Fórmulas Químicas

Lista de Símbolos

Resumo

Abstract ?

Sumário

Objetivos – Geral e Específico

Revisão Bibliográfica Aterros de RSU , disposição dos RSU, características dos resíduos, formas de operação dos aterros, espessura e compactação das células, relação área exposta/volume, localização da frente de trabalho, cobertura das células, etc.

Aspectos Gerais, mecanismos de formação doLixiviado, Fases de degradação dos Aterros (aeróbia, anaeróbia ácida, metanogênica instável, metanogênica estável, fase de maturação final, simultaneidade de diversas fases, “chorume novo” e “chorume velho”, variação temporal dos diversos componentes

Caracterização do Lixiviado, componentes, pH, alcalinidade, dureza sólidos Carbono inorgânico, ácidos voláteis, óleos e graxas, nitrogênio, fósforo, enxofre, cloreto, cianeto, distribuição de massas moleculares, substancia húmicas, compostos orgânicos específicos, microbiologia, metais, DQO, etc...

Coagulação / Floculação

Processos comumente usados no tratamento de lixiviados.

- ProsabPrograma de Pesquisa em saneamento Básico 2009– Estudos de caracterização e tratabilidade de lixiviados de aterros sanitários para as condições brasileiras- mais de 10 trabalhos e mais de 100 pesquisadores envolvidos. Nenhum trabalho aborda o tema proposto (pós)

- caracterização – stripping de amônia – coagulação, precipitação, adsorção com carvão ativado e reagente fenton, TODOS como pré tratamento – sistemas de lagoas – sistemas anaeróbios – remoção de nitrogênio com lodos ativados – combinação com esgoto sanitário – não convencionais, banhados e camadas de cobertura superficial – evaporação.

- Semelhante ao projeto original da ETE CTRVV (que foi modificado por não ser necessário) e objetivando a remoção de metais pesados Kurniawanet al, depois de uma compilação de mais de 100 estudos efetuados em diversos países efetuou vários ensaios físico químicos sempre com a mesma finalidade, eliminar as condições tóxicas para posterior tratamento biológico obtendo excelentes remoções de Mn, Cu, Zn, Cd, Ni e Cr, com técnicas variadas entre elas: troca iônica, osmose reversa, nano e ultra filtração e diversos ensaios eletrolíticos(consumos superiores a 7,9 x 103 KW h/m3 de energia elétrica). Similarmente ao projeto inicial da ETE CTRVV, efetuou precipitação química com 10 g/L de Ca(OH)2, com pH ótimo = 11,0 obtendo remoção de 99,30 % de Mn (concentração inicial do metal de 1085 mg/L) e também com pH elevado (10,0 – 11,5) coagulação-floculação-flotação dosando sulfato poli-férrico (25g/L) obteve remoções superiores a 99 % de Cu, Zn e Cr. Concluiu que embora os altos custos se justifiquem em função da presença de metais (no afluente estudado), há uma grande geração de lodo que exige custos operacionais extras para sua disposição e que tratamentos subsequentesainda são necessários.

Os processos de tratamento físico-químicos podem ser utilizados como pré-tratamento com a finalidade de aumentar a eficiência do tratamento biológico, ou também como pós-tratamento, para a remoção complementar de carga orgânica, cor e sólidos em suspensão (TATSI, et al. 2003; WISZNIOWSKI, et al. 2006). De forma geral, são utilizados no pré-tratamento para remoção de nitrogênio amoniacal, que em elevadas concentrações pode inviabilizar o tratamento biológico, e no pós-tratamento para remoção de compostos recalcitrantes.

Algumas técnicas de tratamento físico-químico utilizadas para o tratamento de

lixiviado de aterro de resíduos sólidos urbanos são: coagulação-floculação-sedimentação, adsorção, precipitação química, oxidação, strippingde amônia, evaporação, filtração por membranas, processos oxidativos avançados, entre outros (AZIZ et al. 2007; OZTURK et al., 2003; WISZNIOWSKI et al. 2006;).

Físico-químicos como pré-tratamento

Um dos mais renomados pesquisadores do país, Gandhi Giordano(*) Professor na UERJ nos cursos de graduação, especialização e mestrado, com trabalhos na área de controle da poluição urbana e industrial. Diretor técnico da Tecma, responsável pelo desenvolvimento de tecnologias para o controle da poluição ambiental incluindo laboratórios

para análises de águas e efluentes domésticos,chorumes e efluentes industriais.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE CHORUMEhistórico de Gramacho

Iniciada em dezembro de 1997, muitas combinações de métodos físico-químicos e biológicos foram testadas emescala de laboratório, e foram avaliadas com o objetivo de se definir o melhor processo de tratamento a ser utilizado,e os seus parâmetros de projeto. Os seguintes aspectos foram considerados: legislação ambiental, características dochorume, volume a ser tratado, tecnologias disponíveis, custos de instalação e operação, e confiabilidade doprocesso. Inicialmente três combinações de tratamento foram testadas em laboratório, usando o processo deozonização.

As análises de laboratório indicaram que o tratamento por ozônio apresentava um significativo aumento da DQO.Isto pôde ser justificado pela abertura de anéis aromáticos da matéria orgânica constituinte anteriormente nãooxidável pelo método da DQO. Além disto, o tratamento por ozônio objetivava desestabilizar a matéria coloidal etorná-la biodegradável. Entretanto os resultados após o tratamento biológico não foram satisfatórios. Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com