TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema Melasma

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9

REFERÊNCIAS ...........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Tendo em vista o conteúdo estudado, e dos materiais que tive acesso, venho através deste trabalho buscar identificar como acontece a educação nos grupos de tendências liberais e progressistas.

Neste trabalho haverá a explicação de como se da a atuação do professor em sala de aula, nos dois grupos de tendência Pedagógica (Liberais e Progressistas).

2 DESENVOLVIMENTO

Tendência Liberal Tradicional

A educação nesta tendência acontece partindo da ideia de que o aluno tem de ser capacitado intelectualmente e moralmente, para assumir um lugar na sociedade. Caracterizada por um ensino humanístico e cultural.

É fundamentada em conhecimentos e valores historicamente acumulados, tratando como uma ideologia já estabelecida, usando de métodos onde o professor é o centro de todo o processo de ensinar – aprender. Esta tendência trabalha com a transmissão de conteúdo, ou seja cabe ao professor transmitir os conhecimentos ao aluno.

O Aluno não é visto como quem pode construir o conhecimento, raramente ele recebe a oportunidade de raciocinar sozinho. O Aluno é considerado passivo, sendo assim a educação receptiva e mecânica, Trabalha a memorização, com o intuito de criar hábitos disciplinando a mente, provas exercícios e trabalhos são vistos como forma de avaliação sendo parte central do processo.

Tem o intuito de formar os indivíduos para a sociedade, com uma visão mais fechada das diferenças entre as classes sociais.

A pedagogia liberal acredita que os homens são iguais em sua natureza, essa ideia de igualdade leva a crer que existe a possibilidade de que todos aprendam utilizando um mesmo método.

Tendência Liberal Renovada Progressista

Nesta tendência, a escola continua formar e preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social ao qual ele vive, sendo assim a escola deve imitar a vida. Na primeira atividade pedagógica o professor era o ‘’ centro’’ já nesta atividade pedagógica defende a tese de aprender fazendo, ou seja o aluno passa a ser o ‘’ o centro’’ levando em conta os interesses do aluno, as pesquisas, as descobertas e o meio natural e social.

Aprender se torna assim uma forma de descoberta, uma auto aprendizagem

Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva

Esta tendência delega a escola o papel de formar atitudes, ou seja a escola deve estar mais reocupada com o psicológico do que com o pedagógico e social a educação neste ponto de vista deve, oferecer um, clima de autodesenvolvimento e realização pessoal para o indivíduo e seu semelhante onde o centro do processo de ensino e aprendizagem é o aluno e não o professor, aquele aluno curioso e ativo, pensando em construir a sua personalidade a partir de vivencias significativas, usando técnicas que facilitem o dialogo o professor torna-se assim um facilitador e especialista em relações humanas, a educação fica baseada então na auto – realização e a capacidade de se reinventar nas suas percepções, nesta maneira a avaliação acaba se tornando desnecessária.

Não existe metodologia definida, o que conta é o empenho do professor por meios próprios facilitando a aprendizagem do aluno.

Essa pedagogia apresenta- se de forma mais democrática do que a tradicional, acreditando que as pessoas podem ser mais justas e sem divisões de classes sociais.

Tendência Liberal Tecnicista

Surge no Brasil entre os anos 60 e 70 o indivíduo aqui é considerado produto do meio, veio com a proposta de adequar a escola as necessidades econômicas e políticas da época, que era o regime militar, buscando preparar os alunos para a mão - de - obra necessária no mercado de trabalho, buscando se encaixar as exigências do mercado industrial e tecnológico, essa atividade pedagógica valoriza a tecnologia e não o professor, o professor é apenas um canal entre os ensinamentos e o aluno.

A relação Professor – Aluno (P.A) é uma relação objetiva com os seus lugares bem definidos, o professor é detentor dos meios de transmissão da matéria, como em um sistema instrucional, buscando ser eficiente e efetivo nos resultados de aprendizagem, o papel do aluno e receber, aprender e aplicar as informações. O aluo não participa da elaboração do processo educacional, sendo a relação com o professor estritamente técnica, com o objetivo de garantir a plena transmissão do conhecimento

Tendência Progressista Libertadora

Mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire, é uma atividade onde professores e alunos estão juntos, mediatizados pela realidade da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, chegando a um consenso desta mesma realidade afim de nela atuarem, tentando assim uma transformação social e cultural. A diferença é que a educação tradicional, denominada ‘’ bancária’’ pois só deposita informações sobre o aluno, enquanto a libertadora questiona a realidade dos homens, em relação aos outros homens e a natureza, buscando atingir assim uma transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com