TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempera

Trabalho Escolar: Tempera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 2

TÊMPERA

Existem vários tipos de tratamento térmico, neste contexto vamos falar sobre a têmpera que nada mais é do que se obter um material com alta dureza, em altas temperaturas e um alto resfriamento para chegar ao material desejado. Ao longo do trabalho vamos falar sobre alguns tipos de têmpera, como: martêmpera, revenimento, austêmpera, têmpera por indução e temperabilidade.

A têmpera

A têmpera consiste em endurecer mais o a liga de aco , por meio de um resfriamento brusco para chegar a martensita .Para que se obtenha um bom endurecimento e necessário que a temperatura esteja acima de 50°C temperatura crítica.

Para o resfriamento usa-se , óleo , água ou composições químicas .Neste processo da têmpera acontece um coque térmico , que pode causar distorções e trincas na peça , pelo alto nível de tensão envolvida.

Um dos problemas deste processo é que como a superfície fica primeiro em contato com o meio de refrigeração , e o núcleo não , existe essa diferença no material pelo processo , em altas velocidade de resfriamento.

Martêmpera

A martêmpera consiste em eliminar as distorções e tenções que teve no resfriamento brusco na têmpera , na mais é do que equalizar a temperatura em torno da peça sem deixar que tenha a transformação bainítica.

Revenimento

Este processo é o “pós tempera “ , consiste em aumentar mais a tenacidade do matéria e diminuir um pouco a dureza elevada feita pela tempera , também é utilizado para se obter o mateirial desejado ,pois nem sempre use-se diretamente o material saído da têmpera .

Austêmpera

Também é um tratamento de endurecimento do material , é mergulhado no óleo ou sais fundidos em temperatura constante para que se tenha bainita na peça

Temperatura por indução

É um procedimento de endurecimento do superficial do material, feito pelo aquecimento da superfície por indução , que nada mais e do que bobinas alimentadas por fontes de potencia que introduz correntes elétricas na superfície do aço que se aquecem por efeito resistivo , e depois são resfriados por jatos de agua ou gás para que forme martensita .

Temperabilidade

Como existe na tempera a diferença de temperatura na superfície e o núcleo do material , então esta diferença tem uma profundidade para que se endurecimento o material , ou seja , a temperabilidade é a capacidade do aço endurecer ate uma certa profundidade pela têmpera , mas ela não pode ser associada com a dureza do material .

Conclusão

Concluímos que este tratamento térmico chamado têmpera consiste em endurecer o material , por processo de aquecimento em altas temperaturas e resfriamento brusco para que se obtenha o material desejado , mas existe vários processo para isso , e também a têmpera esta diretamente ligada a dureza desejada do material , porem diminui a sua tenacidade , mas nunca se esqueça que a dureza desejada esta relacionada ao teor de carbono em sua liga .

Bibliogarfia

Material passado pelo professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com