TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALIZAÇÃO DO TRATAMENTO TÉRMICO DE TÊMPERA EM ÁGUA COM O INTUITO DE OBTER - SE UMA MICROESTRUTURA MARTENSÍTA NO FINAL DO PROCESSO

Por:   •  11/9/2017  •  Artigo  •  4.289 Palavras (18 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

CCT – CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

REALIZAÇÃO DO TRATAMENTO TÉRMICO DE TÊMPERA EM ÁGUA COM O INTUITO DE OBTER - SE UMA MICROESTRUTURA MARTENSÍTA NO FINAL DO PROCESSO.

Guilherme S.

Profa.MSc. Adriana Pereira do Nascimento

Orientador

Fortaleza- CE

2017

REALIZAÇÃO DO TRATAMENTO TÉRMICO DE TÊMPERA EM ÁGUA COM O INTUITO DE OBTER - SE UMA MICROESTRUTURA MARTENSÍTA NO FINAL DO PROCESSO.

Guilherme S.

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Produção de Trabalhos Científicos, no curso de Engenharia Mecânica, na Universidade de Fortaleza.

Profa.MSc. Adriana Pereira do Nascimento

Sumário

Resumo        4

Introdução        5

2. Fundamentação teórica        6

2.1Tratamento térmico:        6

2.2. Tratamentos de endurecimento        7

2.3. Tratamentos de amolecimento        7

3. Fatores que afetam os tratamentos térmicos        8

3.1. Taxa de aquecimento        8

3.2. Tempo de permanência na temperatura de tratamento        8

3.3. Taxa de resfriamento        8

3.4. Atmosfera do forno        8

4. Têmpera        9

5. Objetivo geral        10

5.1 Objetivos específicos        10

6. Metodologia        11

7. Procedimentos experimentais        13

8. RESULTADOS        15

Conclusões e recomendações        16

Anexo A – Procedimentos experimentais        17

Anexo B – Resultados        17

Referências Bibliográficas        19

Resumo

        Os aços, dentre as ligas ferrosas, são os materiais mais comumente submetidos a tratamentos térmicos. Na têmpera o aquecimento do aço ocorre a uma temperatura superior a sua temperatura crítica em um meio que pode ser óleo, água, salmoura e outros. A têmpera tende a tornar o aço excessivamente rígido (pouca elasticidade) e frágil (pouca resistência ao choque) e a criar tensões internas, o que é corrigido pelo tratamento de revenimento (reduzir ou eliminar).

            Os principais fatores que influenciam no tratamento é o tempo e a temperatura, pois quanto maior for o tempo e a temperatura, mais dúctil será o material ensaiado. Por conseguinte, após o processo de tratamento térmico de têmpera, no experimento foi-se aplicado o processo de metalografia, que logo após todas as etapas, juntamente com o ataque químico na peça, o intuito seria obter a microestrutura de Martensíta.

Palavras - chave: Têmpera. Metalografia. Aço. Tratamento térmico. Martensíta


Introdução

            As ligas ferro – carbono são de extrema importância para a engenharia mecânica, por exemplo, e quando estas são aplicadas em construção mecânica, passam a ser submetidas a tratamentos térmicos, tendo como principal característica modificar as propriedades mecânicas das ligas, cessar as tensões existentes e reestabelecer uma estrutura cristalina habitual.

            O tratamento térmico é um processo que engloba ações de aquecimento e resfriamento, que faz um bom controle das propriedades presentes no tratamento, como temperatura, tempo, atmosfera e a velocidade de resfriamento, objetivando alterar propriedades ou conferindo características determinadas. ”As propriedades dos aços dependem, em princípio, da sua estrutura. Os tratamentos térmicos modificam, em maior ou menor escala, a estrutura dos aços, resultando, em consequência na alteração mais ou menos pronunciada, de suas propriedades.” (Chiaverini, 2003).

            Neste tratamento térmico o material usado foi o aço ABNT 1045 segundo a NBR 172/2000 classificado como aço para construção mecânica, ao carbono em especial. É válido salientar que esta última consideração deve – se as exigências de ensaio de impacto no estado temperado.

            O aço ABNT 1045 deve apresentar a composição química descrita na Tabela 1.

Quadro 1 – Composição química do aço ABNT 1045 (% em massa).

[pic 2]

O tratamento térmico de têmpera tem como objetivo fundamental obter como estrutura desejada a martensíta no final do tratamento, logo há uma exigência que engloba um resfriamento rápido, pois assim evita-se a transformação de uma outra estrutura como a austeníta, por exemplo.

 

2. Fundamentação teórica

2.1. Tratamentos térmicos:

            O tratamento térmico são ciclos de aquecimento e resfriamento sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento empregado em materiais metálicos (metal ou liga) que causam modificações em suas propriedades físicas e mecânicas, sem que haja uma alteração do produto final.

           Os tratamentos térmicos são frequentemente empregados com o aumento da resistência do material. Todavia, podem ser utilizados para alterar características de fabricação; sendo-se assim podemos dizer que os tratamentos térmicos são processos de fabricação que facilitam outros processos de fabricação e acabam aumentando o desempenho dos produtos através do aumento da resistência mecânica ou de outras propriedades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (435.3 Kb)   docx (227.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com