TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorema De Bernoulli

Artigos Científicos: Teorema De Bernoulli. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

Aplicação do Teorema de Bernoulli:

Após vocês terem efetuado na atividade 01 o traçado da linha piezométrica (LP), e destacado os parâmetros perda de carga total e perda de carga parcial, além de visualizar as alturas atingidas pela água nos piezômetros (que representa a energia de pressão P/γ), agora terão a possibilidade de trabalhar com a Equação de Bernoulli.

A Equação de Bernoulli, aplicada entre dois pontos de um sistema hidráulico, para sistemas reais ou não ideais, carrega em seu segundo termo a perda de carga ΔH, que representa a perda de energia ocorrida no transporte da água entre esses dois trechos.

Assim, considerando-se o trajeto da água entre dois pontos considerados, a equação do balanço de energia pode ser escrita da seguinte forma:

em que:

P1/γ = energia de pressão no ponto 1 (m.c.a.)

Z1 = energia potencial no ponto 1 (m)

V12 / 2g = energia ou carga cinética no ponto 1 (m.c.a.)

P2/γ = energia de pressão no ponto 2 (m.c.a.)

Z2 = energia potencial no ponto 2 (m)

V22 / 2g = energia ou carga cinética no ponto 2 (m.c.a.)

ΔH 1-2 = perda de carga ocorrida entre os pontos 1 e 2.

Pretende-se aqui como exercício, antes mesmo de entrar no mérito do cálculo da perda de carga ΔH que é assunto do próximo ciclo, vocês aplicarem o teorema de Bernoulli entre dois pontos considerados.

Importante! Toda vez que se puder substituir os valores de P/γ , Z ou V2 / 2g, por números conhecidos, vocês devem fazê-lo.

Ex:

P1/γ = Pat/γ

Z1= 0

V12/2g = 0

Para tanto, apresentam-se a seguir alguns esquemas de sistemas hidráulicos e respectivos trajetos (dois pontos), na qual pretende-se que vocês efetuem o balanço de energia, ou seja; escrever as expressões matemáticas que posteriomente trabalharemos em laboratório. Além da expressão matemática os parâmetros devem estar destacados (desenhados) nos desenhos!!!

Segue um exemplo resolvido!

Abraços,

Prof. Gustavo.

Expressão matemática:

Atividade 02

Aplicação do Teorema de Bernoulli:

Após vocês terem efetuado na atividade 01 o traçado da linha piezométrica (LP), e destacado os parâmetros perda de carga total e perda de carga parcial, além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com