TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Administração Passo 1

Ensaios: Teoria Administração Passo 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 2

-Administração e a Revolução Industrial;

Administração é simplesmente o processo de tomada de decisões baseadas em é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

Frederick Winslow TAYLOR (1856 – 1915),engenheiro americano. A administração e a organização devem ser tratadas cientificamente e não empiricamente. Planejamento no lugar de improvisação e Ciência no lugar do empirismo.

Henry Ford (1863-1947) está associado à linha de montagem móvel. Diz-se que o ‘Taylorismo’ formou uma parceria com a expansão industrial e com a outra inovação revolucionária: a linha de montagem de Ford. Ford não inventou a linha de montagem, ele foi responsável por inovações.

Henri Fayol (1841-1925), engenheiro francês. Foi o primeiro a dar atenção aos elementos da administração. A Teoria Clássica da Administração de Fayol, focava a eficiência através da estrutura organizacional. Para Fayol administrar é Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. É o processo de tomar decisões agrupadas nestas quatro funções.

Max Webber (1864-1920), sociólogo alemão, desenvolveu a teoria Max Webber e a Burocracia. Mas foi implantada na Administração a partir de 1940 somente 20 anos após sua morte. A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração em função dos seguintes aspectos: Fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas. Necessidade de um modelo de organização racional. Crescente tamanho e complexidade das empresas.

Com a revolução Industrial, desencadeou também vários problemas nas industrias e na sociedade, devida a grande saída de pessoas do campos para as cidades. E assim surgiram os estudos e a procura pela teoria da administração. Os problemas com os funcionários que antes eram os artesões, em questão de carga horária alta, ambiente precário de trabalho, salário baixo, desgaste e cansaço, e o problema que as indústrias encontravam para se ter uma boa produção, sem muitos gastos. A Teoria da Administração veio para estudar o dia-a-dia desses trabalhadores, local de trabalho, e a forma de dirigir de seus patrões, e outros responsáveis dentro dessas industrias, E com todos tendo acesso a essas teorias melhorar a relação das industrias.

Passo 2

Vídeo: Rafinha e a Sociedade da informação

Questão: Pode-se dizer que ainda viemos uma Revolução Industrial? Por que?

Podemos dizer que sim, hoje em dia ainda vivemos uma Revolução Industrial. Com tantos investimentos e avanços tecnológicos. Hoje, cada vez mais empresas procuram profissionais qualificados para exercer certas funções. Podemos ver a troca dos livros, cd´s, rádios e outras coisas consideradas a partir de então ultrapassadas por novas tecnologias que se renovam cada dia, muito mais muito rápido. Com esse rápido desenvolvimento da tecnologia, o fácil acesso as informações contribui muito para adquirir conhecimento e estar atento com os principais acontecimentos do mundo.

Bibliografia

-CHAVIENTO, Idalberto. Princípios de Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

-OLIEIRA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com