TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração - 1 ETAPA, 1 PASSO

Trabalho Universitário: Teoria Da Administração - 1 ETAPA, 1 PASSO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Introdução

Este trabalho tem como objetivo fazer uma analise sobre as Teorias da Administração, a fim de diferencia-las, abordando, em cada teoria, os principais pontos e, mostrar a relevância e seus impactos no desempenho das organizações nos dias atuais.

Abordaremos os conceitos fundamentais da administração, conforme as seguintes teorias: Escola Clássica, Escola Neoclássica, Enfoque (ou escola) comportamental, Enfoque (ou pensamento) Sistêmico.

Nas pesquisas desenvolvidas veremos os acontecimentos históricos, mostrando a influência que houve no estudo dessas teorias dentro das empresas; lembrando que cada teoria foi proposta para a intervenção dos problemas mais relevantes de sua época.

Desenvolvimento

A principal razão para o estudo da administração é o seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.

Administrar é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle.

Por causa da crescente expansão das empresas nas cidades, onde os trabalhadores rurais migravam para as capitais em busca de empregos nas indústrias, surgiram escolas de administração que, visavam o desenvolvimento das empresas. A seguir estão elas e seus conceitos:

1° Escola Clássica

Primeiro vamos analisar a Escola Clássica; ela tem esse nome porque seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração, na transição do século XX. Eficiência dos processos produtivos, combate ao desperdício, administração como processo, eficiência do modo burocrático de organização são os conceitos fundamentais que estão nas raízes da Escola Clássica.

Integrantes:

Frederick Winslow Taylor – Sua idéia era o movimento da administração cientifica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas. Essas teorias foram desenvolvidas buscando a adaptação necessária à sobrevivência das organizações em geral como exemplo as que seguem:

* Seleção científica do trabalhador – tarefas mais comparável com sua aptidão e após muito treino.

* Tempo-padrão – trabalhador deve atingir, no mínimo, a produção padrão exigida pela empresa.

* Plano de incentivo salarial – remuneração proporcional ao número de peças produzidas.

* Trabalho em conjunto – interesses dos funcionários (altos salários) e da administração da fábrica (baixo custo de produção) podem ser conciliados.

* Gerentes planejam operários executam – planejamento de responsabilidade da gerência.

* Divisão do trabalho – tarefas divididas no maior número possível de sub-tarefas.

* Supervisão – deve ser funcional, especializada por áreas.

* Ênfase na eficiência – uma única maneira certa de executar uma tarefa.

Henry Fayol – Que tinha como idéia administração como processo, com identidade e papel próprios dentro das funções da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal; diretrizes sobre como administrar. Onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, sendo eles;

1. Funções Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;

2. Funções Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação.

3. Funções Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.

4. Funções de Segurança, relacionadas com a proteção e preservação de bens.

5. Funções Contábeis, relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.

6. Funções Administrativas, relacionadas com a integração da cúpula das outras cinco funções.

Max Weber – Burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia, tipo ideal de burocracia, organização como maquina burocrática.

Henry Ford – Sua idéia baseava-se na linha de montagem; produtos, peças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com